You Tube O famoso site de busca de v?deos na internet j? veicula curtas profissionais e caseiros produzidos em Juiz de Fora

Renata Cristina
Rep?rter
13/09/2006
Assista o making off do filme Lanterna M?gica, produzido pela Groia Filmes, em Juiz de Fora e que tamb?m est? dispon?vel no You Tube. Para ver o v?deo, clique ao lado

Veja!

Se compar?ssemos o You Tube com uma sala de cinema convencional, poder?amos dizer que 100 milh?es de filmes s?o assistidos l? todos os dias. Para quem n?o est? por dentro da nova onda na internet, que chegou ao recorde de 50 milh?es de acessos, s? em julho deste ano, o You Tube re?ne v?deos de pequena dura??o de, no m?ximo 12 minutos, das mais diversas categorias.

Atrav?s de um mecanismo de busca, os internautas podem localizar v?deos caseiros, humor?sticos e at? hist?ricos. O mais interessante ? que a filmoteca virtual utiliza os v?deos enviados pelo pr?prio p?blico.

Mas qual o segredo para o sucesso? A diferen?a do You Tube para as outras formas de exibi??o de v?deos, como a televis?o, por exemplo, ? que n?o h? hora e data para assistir aos filmes. Todo o conte?do est? dispon?vel no momento em que os "navegantes" estiverem interessados em v?-los, selecionando os temas que lhes conv?m, fato que garante maior autonomia aos usu?rios. A proposta tamb?m acontece no projeto da TV Interativa, por?m no Brasil, ainda muito pouco difundido.

Al?m disso, na p?gina, n?o existe diferen?a entre a c?mera profissional e as digitais que se popularizaram no mercado. Todo mundo pode divulgar o seu conte?do. Some a todos esses fatores, duas quest?es: a difus?o da internet banda larga e o aumento do interesse mundial por v?deos na web.

Uma pesquisa do Ibope/Net Ratings registrou o grupo de sites no pa?s que mais recebeu acr?scimo de usu?rios novos em julho, resultado: o de v?deos e filmes. O aumento foi de 21%, no per?odo de um m?s, se comparado os 3,4 milh?es de usu?rios ?nicos domiciliares, em junho, para 4,2 milh?es, em julho, em n?mero de usu?rios ?nicos.

V?deos produzidos em Juiz de Fora
Contaminado pelo sucesso do You Tube, o estudante de publicidade, Lucas da Silveira Souza (foto ao lado), come?ou a acessar o conte?do do site interessado em clipes de bandas internacionais. "Muita coisa que seria dif?cil de encontrar nas lojas, achei l?, de gra?a", revela. Depois de conhecer a hist?ria de seus ?dolos, o estudante decidiu colocar o material de sua banda de rock, Glitter Magic, no You Tube. Atualmente, o grupo comemora o n?mero de acessos na grava??o caseira de "We will rock you", contabilizando 122 visualiza?es at? o dia de hoje, j? que antes era pouco conhecido.

De acordo com Lucas, o site ajudou a turma de roqueiros a conseguir contatos fora da cidade. "Acho que os shows no Rio de Janeiro j? iam rolar, mas o v?deo foi um atalho pra gente", explica.

O outro integrante da banda, Everton Ladeira Moreira, mandou tamb?m v?deos das bandas Elevare e Dynamo, com a interpreta??o de m?sicas e apresenta?es em shows. "Gravo tudo com a c?mera digital e envio para o You Tube". As grava?es duram em m?dia um minuto.

A equipe de uma produtora de filmes, comerciais e curtas, em Juiz de Fora, aprovou a possibilidade de divulgar seus v?deos no You Tube. O chargista Cacinho, Ac?cio Alves, (foto ao lado - bon?) tratou logo de enviar suas anima?es. "Esse ? mais um canal para divulgar o nosso trabalho", salienta. Os curtas Alberico Procura, Onde est? o Barulho e Fumar faz Mal, j? est?o na web.

O companheiro de trabalho F?bio Nogueira (foto ao lado - ? esquerda) acredita que o You Tube ? uma forma de propaganda gratuita, no caso de produtoras. "? mais um recurso para o nosso portif?lio, mas ainda n?o se compara ? qualidade de imagem do cinema e da televis?o", ressalta.

O cineasta Franco Groia n?o ficou fora desta. O making-off do filme Lanterna M?gica, a vinheta de abertura do projeto Cine Clube Mezcla , dentre outras produ?es fazem parte da "Filmoteca You Tube". Para o cineasta essa ? uma forma de democratizar a produ??o audiovisual. "Acho super positivo, a n?vel de democratiza??o ? fundamental", pondera.

Miscel?nea virtual
S?lvio Santos candidato ?s elei?es de 89, Madonna dan?ando Like a Virgin, Michael Jackson em ?poca de Jacksons Five, Fidel Castro caindo, Os sete an?es dan?ando m?sica latina... essas s?o algumas da p?rolas que se pode assistir no You Tube.

A estudante de artes, Marcella ?vila (foto ao lado), confessa que se diverte no site. "Na verdade, acesso quando algu?m me manda o link de algum v?deo engra?ado". Entre os preferidos, est? o v?deo Jeremias, que conta a hist?ria real de um homem preso por dirigir b?bado, qualificando pelos internautas com quatro estrelas.

Assim como os famosos comerciais e cap?tulos de novelas, os v?deos do You Tube s?o motivo de coment?rio entre amigos. No Brasil, um dos recordes de sucesso ? o Tapa na Pantera, produzido por cineastas paulistanos e que tem no enredo a hist?ria de uma velhinha viciada em maconha. As s?tiras do site Kibe Loco tamb?m fazem sucesso na rede, com William Bonner imitando Clodovil ou Fernando Vanucci b?bado ao vivo.

Outro site da categoria famoso por seus v?deos ? o americano Meta Cafe, mas que ainda n?o atingiu a popularidade do You Tube.

Os v?deos de Juiz de Fora no You Tube
Clique nos t?tulos para assistir!

We will rock you
I Remember You - Skid Row cover
Elevare live
ELEVARE - World...desert? (live)
ELEVARE - the end of recording sessions
DYNAMO - David Riera studio suffering
DYNAMO promocional
Alberico Procura
Onde est? o barulho
Lanterna M?gica