Tupi apresenta elenco que disputará Série D do Brasileirão Dezessete jogadores estão confirmados. Até o final desta semana outros dez nomes devem ser revelados

Clecius Campos
Repórter
5/5/2009

A diretoria do Tupi apresentou na tarde desta terça-feira, dia 5 de maio, 17 jogadores que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro (ver box). Até a próxima sexta-feira, dia 8 de maio, outros dez atletas devem integrar a equipe. O início do torneio está marcado para o dia 5 de julho.

De acordo com o supervisor de futebol do clube, Pitti, as negociações para a contratação dos demais reforços estão adiantadas. A diretoria espera a confirmação de empréstimo de jogadores vindos do Atlético Mineiro e América, que colocaram alguns nomes à disposição, sem custos de contratação. "Esta é uma semana de muita especulação no meio futebolístico. Como os campeonatos estão começando agora, muitos jogadores vão apostar primeiro em times maiores."

Para a disputa da Série D estão confirmados os dez jogadores profissionais que já tinham contrato até o final do ano ou mais. Três atletas juniores sobem para a categoria profissional. Mais três tiveram contrato renovado até o fim do ano e um foi recém-contratado, também até o final de 2009.

O novo jogador do Tupi é o meia Rafael Massad. Conhecido como Rafinha, o atleta capixaba acaba de deixar o Formiga, time do oeste de Minas Gerais, pelo qual disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro. Será a primeira vez que o jovem de 22 anos disputa um campeonato nacional. "Sempre quis treinar em Juiz de Fora. Jogar pelo Tupi é a melhor oportunidade da minha carreira até agora. Vou trabalhar para ajudar a equipe a subir para a Série C."

Este também é o intuito do técnico Léo Condé. Embora admita que o novo elenco é formado por jogadores novos, ele aposta na animação e na vontade da equipe. "São atletas jovens, mas que têm experiência com o futebol. Vamos lutar para que o time apresente-se competitivo no Campeonato Brasileiro".

Patrocínio

De acordo com o vice-presidente do Tupi, José Roberto Maranhas, o clube segue tentando negociar com o grupo BMG a possibilidade de patrocínio. Na última semana, a empresa recebeu uma proposta do clube, mas solicitou que o valor pedido pelo Tupi fosse revisto. "Na última segunda-feira enviamos uma nova proposta e estamos esperando a posição do BMG. Até quinta-feira devemos ter uma resposta".

A Prefeitura de Juiz de Fora, a MRS Logística, o supermercado Bahamas e a Unimed seguem patrocinando a equipe, com cotas menores que as anteriores.

Ficam fora

Não tiveram contrato renovado o lateral-direito Serginho e o volante Noel. Da equipe titular que disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro, não voltam os zagueiros Rodrigão e Reginaldo, os volantes Bruno Ramos, Robison e Daniel e os meias Hugo, Márcio Carioca e Léo Salino. A maioria desses jogadores tinham contrato até o final de abril deste ano.

Equipe técnica

O técnico Léo Condé segue no comando da equipe até o final do ano. Luís Augusto, que antes exercia a função de auxiliar técnico, é o novo preparador físico do Tupi. O ex-jogador Felipe passa a auxiliar Léo Condé. Na próxima quarta-feira, dia 6 de maio, o elenco entra em campo para o primeiro treino.

Elenco do Tupi

Já tinham contrato até o fim do ano ou mais:

Ademilson (atacante)
Cedrola (zagueiro)
Darlan (volante)
Felipe Arruda (atacante)
Lucas Silva (volante)
Marcel (volante)
Mateus (atacante)
Ramon (lateral-esquerdo)
Wesley (volante)
Wesley Ladeira (zagueiro)

Renovaram contrato:

Felipe (meia)
Gonçalves (goleiro)
Jonathan (centroavante)

Atletas juniores do Tupi que passam a jogar no time profissional:

Cláudio (zagueiro)
Jaiminho (lateral-direito)
William (zagueiro)

Contratado:

Rafinha (meia)

Os textos são revisados por Madalena Fernandes