?dolo da torcida Carij?, Adem?lson considera Tupi um dos principais clubes da carreira

Por

Ídolo da torcida Carijó, Ademílson considera Tupi um dos principais clubes da carreiraJogador com passagem por grandes clubes está de volta a Juiz de Fora e espera conseguir vaga na Série C do Brasileiro

Victor Machado
*Colaboração
24/6/2011

Jogador com passagens por times como Botafogo e Fluminense e pelo exterior, Ademílson tornou-se ídolo da torcida do Tupi. Nascido em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o atacante de 36 anos rodou o mundo para se destacar diante da torcida Carijó, sendo campeão e artilheiro da Taça Minas Gerais em 2008 e artilheiro da primeira fase do Campeonato Mineiro do Módulo I em 2010. Neste campeonato, protagonizou um golaço contra o Cruzeiro, que ajudou a encerrar uma fila de 23 anos sem vitória do Tupi diante do time da capital. Depois de sair para jogar no Ipatinga e no Uberlândia, o jogador está de volta a Juiz de Fora para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.  

Ademílson começou sua carreira nas categorias de base do Comercial, da cidade de Alegre, no Espírito Santo. Em três partidas, o atacante já fazia parte da equipe profissional. Na mesma cidade, ainda jogou pelo Alegrense, onde foi bicampeão estadual. O jogador teve passagens pelo Desportiva e Rio Branco. Ao sair do Espírito Santo, Ademílson foi para o Botafogo. Logo depois jogou por um ano no Fluminense e teve passagens por Iarapuato, do México, e KSC Lokeren, da Bélgica. Além de outros times do Brasil, como Paysandu, de Belém do Pará, e Tombense.

No Tupi, Ademílson construiu um histórico de gols e carinho. Segundo ele, a passagem pelo clube é um das principais da carreira, ao lado de Fluminense e Botafogo. "O Tupi é importante na minha carreira pelo respeito que conquistei, pelo carinho da diretoria e da cidade e pela confiança que depositaram em mim. Foi o único clube em que fui campeão sendo o artilheiro da competição e capitão da equipe. Foi um dos momentos mais importante", destaca.

Inspiração

Dentro de campo, o atacante sempre se espelhou em Romário, com quem teve a oportunidade de jogar junto pelo Fluminense. "Foi pouco tempo porque ele se transferiu, mas ele é o meu ídolo. Claro que não tenho a mesma categoria dele, nem a frieza para fazer gols, mas busco sempre melhorar."

Outro personagem importante na carreira do atacante é o ex-lateral direito Damião, com quem jogou no Alegrense. "Ele sempre foi muito importante para mim. Me deu apoio e acreditou no meu futuro. Sempre falava que jogaria em grandes clubes e me ajudou a acreditar nisso também. É praticamente um irmão." Já em Juiz de Fora, o jogador destaca Allan, que jogou no Tupi. "Desde que cheguei à cidade, criamos uma amizade muito boa. Sempre fazemos contato um com o outro. É um grande parceiro."

Preparação

De volta ao Carijó, Ademílson está se preparando para a disputa da Série D. Na última quinta-feira, 23 de junho, o Tupi realizou um jogo-treino contra a seleção de Cataguases e venceu por 4 a 2. Os gols foram de Ademílson, Nando, Henrique e Francis, para o Tupi, e Rafael Bicudo para a seleção de Cataguases.

O atacante acredita que o time de Juiz de Fora não vai fugir da característica habitual e vai jogar no campeonato com marcação forte e saídas no contra-ataque. "A equipe está mesclando bem a juventude e a experiência. O amistoso foi contra uma equipe amadora e, obviamente, o nível é diferente. Mas, já dá para perceber algumas características." Ademílson comenta que é preciso aprimorar o último passe (como é conhecido o passe dado antes de uma finalização). "A marcação está encaixada. O último passe precisa melhorar um pouco e isso deve acontecer à medida que entrosamento aumentar."

Adversário

O jogador afirma que teve a oportunidade de jogar contra o Anapolina de Goiás, time que faz parte da Chave A5 e será adversário do Tupi na Série D. "Era uma equipe de jogadores experientes quando joguei contra eles, em um amistoso pelo Uberlândia. Não sei se mudou muito. É importante deixar claro que ninguém ganha jogo só com experiência. Tem que ter vontade."

Distância

Outro desafio que será encontrado pelo Carijó será a longa distância para jogar fora de casa. O time de Juiz de Fora terá que percorrer durante a primeira fase distâncias, como 1.553 km até Gurupi (TO), 1.098 km até Anapolina (GO), 977 km até Gama (DF) e 932 km até Itumbiara.

Ademílson garante que o desafio não assusta os jogadores. "A diretoria está trabalhando para dar um conforto e a nossa vontade de jogar vai superar isso. Nosso objetivo é conseguir uma vaga na Série C e temos que passar por cima das adversidades." O Tupi estreia na competição no dia 17 de julho, no Estádio Juscelino Kubitschek, contra o Itumbiara.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken