• Assinantes
  • Esporte

    Juizforanos prometem vitória em rally off road no Nordeste Expectativa está relacionada à aquisição de equipamentos zero quilômetro e à adição de mais um engenheiro e de novo carro de apoio à equipe

    Clecius Campos
    Repórter
    11/1/2010

    Os pilotos juizforanos que disputam pela segunda vez o rally off road de regularidade Cerapió prometem vitória nas modalidades carros 4x4 e quadriciclos. Defendendo o título conquistado na última edição do evento, no ano passado, Leonardo Vieira (foto abaixo, ao centro) apostou na aquisição de um novo quadriciclo para a disputa de 2010.

    "A equipe investiu num quadriciclo mais potente para buscar o melhor resultado. Este ano, o grupo conta com dois mecânicos e dois carros de apoio, um a mais que no ano passado. Dessa forma, poderemos estruturar melhor os pontos para realização de manutenções e abastecimento durante o dia. Chegar à competição como favorito não é muito confortável, devido ao peso do título, mas vamos com tudo para ganhar novamente."

    A principal dificuldade apontada por Vieira é o longo trajeto a ser percorrido sobre a areia, que deve ser maior que o do ano passado. "Tivemos essa informação junto à organização do evento, mas só saberemos quando chegar lá. A areia da praia é mais fina e o quadriciclo pode agarrar mais. Para ficarmos mais preparados, fomos à cidade de Niterói [RJ] fazer os treinamentos." Longe do litoral, os treinos ocorrem principalmente em áreas rurais da cidade como Humaitá e municípios vizinhos, como Sossego e Conceição de Ibitipoca.

    Na modalidade carros 4x4, o piloto Mário de Landa e o navegador Totonho Cavalieri (foto abaixo, à esquerda) tentam trazer a vitória, após deixarem a prova no ano passado, na segunda etapa da competição. Na ocasião, um problema com o carro impossibilitou a dupla de terminar o rally. "O motor do carro bateu e tivemos que abandonar. Este ano, estamos com um carro novo e pretendemos trazer o título", promete Landa. A dupla foi campeã da 20º edição do Ibitipoca Off Road na categoria 4x4 Master e venceu ainda três das quatro provas do Mineiro Off Road de Regularidade, além de duas etapas da competição similar carioca.

    Segundo Cavalieri, além da areia, o calor será o maior adversário. "As corridas duram em média oito horas por dia, mas devemos dedicar pelo menos 12 horas, se juntarmos a preparação e o movimento pós-prova." O navegador afirma que o estresse não pode atrapalhar a concentração. Ao longo da corrida, é preciso ficar atento ao computador de bordo, ao GPS e à planilha que guia o percurso. "Tem ainda a sorte. Vamos torcer para o pneu não furar."

    Foto de Mário e Totonho Foto de Leonardo Foto de Wander e Andrea
    Vitória em família

    Wander Côrtes e Andrea Côrtes (acima, à direita) formam a segunda dupla juizforana que disputa o Cerapió 2010. O casal participa do rally pela primeira vez. Segundo Andrea, a expectativa é levar um troféu para casa. "Estamos terminando de arrumar a estrutura que dará suporte aos quatro dias de corrida. Além da preocupação lá, temos que organizar a vida aqui, já que vamos deixar três crianças pequenas em Juiz de Fora."

    Côrtes acredita que brigas e confusões podem acontecer durante as provas, mas afirma que a proximidade do casal também auxilia. "A comunicação é privilegiada, pois entendemos um ao outro com um gesto, um olhar. Quando o resultado é positivo, a sintonia acaba sobressaindo aos desentendimentos."

    A prova

    A 23ª edição do rally de regularidade Cerapió ocorre entre os dias 25 e 30 de janeiro. A prova, maior da categoria na América Latina, terá largada na cidade de Fortaleza no Ceará e chegada em Parnaíba, litoral piauiense. A prova passa por outras quatro cidades cearenses. Além de carros 4x4 e quadriciclos, motos também podem participar. A expectativa é de que cerca de 400 pessoas integrem o grupo de pilotos.

    Foto de jipe correndo Foto de quadriciclo correndo

    A equipe juizforana que disputa a corrida é composta ainda pelos pilotos Weidner Moreira e André Rodrigues (quadriciclo) e pelos mecânicos Flavio Bisi e Leonardo Almada.

    Roteiro para a prova de regularidade

    Dia 27 de janeiro - quarta-feira: Praia do Cumbuco / Trairi (CE) = 160 km

    Largada: Restaurante Velas ao Vento - Cumbuco: 8h
    Chegada: Praia de Fleixeiras, a partir das 12h30
    Briefing: Mundaú Dunas Hotel em Mundaú, a partir das 18h

    Dia 28 de janeiro - quinta-feira: Mundaú / Ubajara (CE) = 240 km

    Largada: Praça de Lazer e Eventos em Mundaú, às 7h
    Chegada: Parque de Exposições em Ubajara-CE, a partir das 15h30
    Briefing: Hotel Pousada da Neblina em Ubajara, a partir das 19h

    Dia 29 de janeiro – sexta-feira: Ubajara / Camocim (CE) = 150 km

    Largada: De frente da CAGECE em Ubajara, às 8h
    Chegada: Praça de Lazer e Eventos, Beira Rio em Camocim-CE, a partir das 13h30
    Briefing: Resort Boa Vista Hotel, a partir das 18h

    Dia 30 de janeiro – sábado: Camocim (CE) / Parnaíba(PI) = 160 km

    Largada: Praça da Igreja Matriz em Camocim, às 8h.
    Chegada: Praça de Eventos em Parnaíba-PI, a partir das 12h30

    Clique aqui para ver o mapa do roteiro do Cerapió 2010

    Leonardo Vieira conquista Piocerá nos quadriciclos

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.