Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010, atualizada às 14h48

Marcos Hallack é o terceiro brasileiro melhor colocado no ranking mundial de duathlon

Clecius Campos
Repórter

O atleta juizforano Marcos Hallack é o terceiro brasileiro melhor colocado no ranking mundial de duathlon, divulgado pela União Internacional de Triathlon (ITU - International Triathlon Union). Ele aparece em 35º na lista dos melhores atletas do mundo, com 328 pontos. Hallack divide a colocação com o também brasileiro Siqueira de Oliveira e com o neozelandês Cameron Goldsmid.

Os pontos de Hallack foram conseguidos na disputa do Campeonato Pan-americano de Duathlon, realizado na Colômbia, no ano passado. O atleta chegou em terceiro lugar, logo após, Jonas Araújo, 19º no ranking da ITU e o brasileiro melhor posicionado na lista. "O objetivo é subir meu nome na lista, ficando bem colocado no Mundial de Duathlon na Inglaterra, no dia 3 de setembro."

Outro objetivo do juizforano é figurar no ranking do triathlon. Para isso, Hallack segue na disputa da Copa Pan-americana de Triathlon. No dia 17 de janeiro, o atleta correu a etapa realizada em La Paz, na Argentina, e terminou a prova em 28º lugar. "A copa vale pontuação para o ranking mundial, por isso é importante. Ao longo do ano, vou participar das outras etapas, no Peru, em 4 de abril, no México, em 22 de maio, no Canadá, em 21 de agosto e nos Estados Unidos, em 28 de agosto."

No intervalo entre as provas, Hallack pretende participar de campeonatos regionais e nacionais, para garantir vaga para as Olimpíadas de 2012. "Sou o 13º do ranking nacional e preciso ficar entre os três primeiros para disputar as Olimpíadas." Já neste fim de semana, Hallack viaja a Macaé para a disputa de mais uma corrida. Outra importante prova é o Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, a ser realizado em Fortaleza (CE) no próximo dia 21 de março. A corrida é classificatória para o Mundial de Triathlon de Longa Distância, na Alemanha, em 31 de julho.

Bolsa do Ministério dos Esportes

O terceiro lugar no Campeonato Pan-americano de Duathlon garantiu a Hallack uma bolsa do Ministério dos Esportes no valor de R$ 1.500. A mensalidade, que começa a ser paga em 2011, vai possibilitar que o atleta dispute mais corridas internacionais e tenha a oportunidade de se manter entre os melhores do mundo. "Muitas vezes, não podemos disputar todas as provas internacionais, devido aos altos custos."

Outros brasileiros no ranking da ITU

19º - Jonas Araújo - 450 pontos (Sapiranga - RS)

"Jonas é um atleta muito forte, que se profissionalizou há pouco tempo. Ele foi três vezes campeão do Mundial Amador de Duathlon e se dedica exclusivamente à modalidade dupla."

27º - Frank Silvestrin de Souza - 405 pontos (Porto Alegre - RS)

"Frank é um ótimo atleta e participa também de provas de triathlon. Já foi campeão brasileiro na modalidade e está entre os cinco melhores do país."

35º - Siqueira de Oliveira - 328 pontos (Brasília - DF)

"Siqueira está bem forte no triathlon, sendo um exímio nadador. Ele ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro da modalidade e está firme na disputa por uma vaga olímpica. Provavelmente, irá se dedicar mais ao esporte triplo durante este ano."

Os comentários são de Marcos Hallack

Os textos são revisados por Madalena Fernandes