Segunda-feira, 28 de janeiro de 2008, atualizada ?s 16h

N?mero de ve?culos nas ruas da cidade aumenta em cerca de 8% na volta ?s aulas. Gettran e PM v?o controlar o tr?nsito nas escolas do centro


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Com a volta ?s aulas, policiais militares e os agentes de tr?nsito da Ag?ncia de Gest?o do Transporte e Tr?nsito de Juiz de Fora (Gettran) tamb?m voltam ?s ruas para controlar o tr?fego durante os hor?rios de entrada e sa?da dos alunos.

Segundo a Gettran s?o 38 agentes v?o estar presentes em algumas escolas. "Eles controlam a travessia de pedestres e orientam os motoristas, pois ? um hor?rio muito complicado, j? que com a volta ?s aulas temos mais 8% de ve?culos nas ruas", diz o diretor interino do Departamento de Tr?nsito da Gettran, Marcelo Valente.

A partir de segunda-feira, 11 de fevereiro, nove agentes v?o trabalhar em cada turno. As infra?es mais cometidas pelos motoristas s?o a forma??o de fila dupla, a avan?o de sinal vermelho e o estacionamento em local proibido. "A maioria delas acontece por causa da pressa, principalmente nos primeiros dias, quando h? atrasos. E elas s?o cometidas por vans e por carros tamb?m", explica.

Segundo ele, a fun??o dos agentes ? orientar pedestres e motoristas, mas, se necess?rio, eles tamb?m podem aplicar multas. Entre as escolas que v?o receber agentes e policiais est?o o Instituto Granbery, os Col?gio Academia e Santa Catarina, e as escolas estaduais Fernando Lobo, Henrique Burnier e professor Quesnel.