Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 19h07

Seletiva nacional para Jogos Pan-americanos Escolares será realizada na próxima semana

Carolina Gomes
Repórter

Está marcada para ter início na próxima semana, a partir do dia 14 de julho, a etapa de seletiva nacional dos jogos Pan-americanos Escolares. A competição será realizada em Juiz de Fora entre os dias 23 e 30 de agosto.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer (SEL), Renato Miranda, a seletiva nacional servirá como um teste para a organização do evento. "Veremos onde serão necessárias adaptações e se o que foi feito até agora está correto."

Ao todo, serão aproximadamente 800 atletas, de 12 unidades da federação, participando das disputas previstas para a seletiva. Segundo o secretário, para os jogos, a estimativa é a presença de 1.200 jovens, além de comissão técnica, pais e jornalistas. Miranda ressalta que este é um evento de grande importância para a história de Juiz de Fora e também para o esporte local. "É a oportunidade dos jovens estarem representando o Brasil. Além do fato de que a visibilidade para a cidade é enorme."

Os Jogos Pan-americanos Escolares abrem o calendário de grandes eventos esportivos internacionais, culminando nas Olimpíadas em 2016. O secretário ressalta que, na ocasião, esportes não divulgados em Juiz de Fora poderão ser vistos, como é o caso de lançamento de dardo e martelo. 

Voluntários

A SEL recebeu 800 inscrições para voluntários atuarem durante os jogos. Dos inscritos, 120 foram selecionados para trabalhar nas seletivas e 500 serão convocados para fazer os treinamentos e atuar no Pan em agosto.

A organização do evento ressaltou a necessidade de dinamismo, proatividade e, principalmente, pontualidade e postura ao se apresentar para as delegações. Os voluntários pré-selecionados vão auxiliar os atletas já a partir do próximo domingo, dia 11.