Segunda-feira, 26 de julho de 2010, atualizada às 17h58

Abner Soares passa mal e fica em terceiro no Internacional de Jiu-Jitsu

Clecius Campos
Repórter

O lutador juizforano Abner Soares ficou com o terceiro lugar no Rio International Open Championship de Jiu-Jitsu, realizado entre os dias 22 e 23 de julho. O atleta passou mal durante a luta da semifinal da competição e teve que deixar o tatame. Ele lutava na categoria meio pesado (até 88 quilos), faixa azul.

De acordo com Soares, o motivo foi a má alimentação antes da luta. "Naquele dia, tomei apenas um copo de vitamina antes de lutar. Estava sem apetite e lutei durante uma hora. O campeonato estava fácil, mas faltou energia. Perdi para mim mesmo", lamenta. O lutador relata que esteve se alimentando mal nas últimas duas semanas, porém não sabe dizer o motivo da falta de apetite. "Fui ao médico e ele me receitou algumas vitaminas. Agora estou bem, voltei à rotina."

Soares perdeu a semifinal para Vagner Augusto dos Santos, o segundo colocado na competição. O juizforano vencia a luta por 4 a 0, mas perdeu a disposição logo após ter sofrido uma finalização. "Levantei passando mal e o juiz percebeu minha indisposição." O histórico era favorável a Soares. "Venci este lutador [Santos] no Campeonato Brasileiro. A luta era minha, mas não deu." Fernando Andrade dos Reis foi o campeão da categoria e Marcus Sosa dividiu a terceira colocação com Soares.

As próximas competições são etapas do ranking carioca de Jiu-Jitsu e o Campeonato Sulamericano, em Florianópolis, em novembro. No mesmo mês, Soares pretende partir para o Mundial Sem Quimono, na Califórnia. "Agora é ter empenho na busca de patrocinadores."