Abertura do Pan é marcada por festaSolenidade contou com encenações teatrais, dança de rua, samba de gafieira, capoeira e hip hop

Jorge Júnior
Colaboração*
25/8/2010

Idioma da Espanha

A abertura dos Jogos Pan-americanos Escolares transformou o cenário do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio na noite da última terça-feira, dia 24 de agosto. A solenidade contou com encenações teatrais, dança de rua, samba de gafieira, capoeira e hip hop.

A banda Lúdica Música abriu o evento com a apresentação das delegações e interligou todas as intervenções artísticas. Logo após, a Banda da Polícia Militar orquestrou os hinos Nacional e de Juiz de Fora, com o hasteamento feito pela União dos Escoteiros do Brasil.

O secretário de Esporte e Lazer (SEL), Renato Miranda, saudou o público desejando sucesso aos participantes. O vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), Freddie Sanchez, afirmou que o evento constitui como um grande instrumento de paz, particularmente, nesses tempos difíceis."

Discursaram também o presidente da ISF, Andrea Delpin, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Sérgio Rufino, e o prefeito Custódio Mattos. O Árbitro Nacional de Minas Gerais, André Nicolau dos Santos, proferiu o juramento aos árbitros e a nadadora Larissa Martins, aos atletas. No encerramento, o aluno da Escola Municipal Ervaldo Cruz Brás acendeu a pira olímpica estudantil, fazendo um show à parte, que foi finalizado com fogos.

Repercussão

O ex-jogador do Tupi e atual administrador do Estádio Municipal, Moacir Toledo, 78 anos, estava emocionado. "Nunca vi o que presenciei no Estádio, autoridades que nunca vieram aqui. Juiz de Fora podia ser maior até no futebol". Toledo aposta que os futuros campeões do esporte saiam de Juiz de Fora.

A nadadora Larissa Martins, 17, espera que a oportunidade desenvolva o esporte local e aumente a interação entre os países. "A cidade é pequena, mas oferece suporte para o atleta", diz.

O advogado aposentado Fernando Paranhos acredita que o município possa se tornar referência no esporte. "Esse evento é formidável para o esporte juizforano. As pessoas que vierem de fora vão poder ver as acomodações que a Universidade Federal dispõe, possibilitando que outras competições de grande porte aconteçam aqui."

O secretário de Esporte e Lazer (SEL), Renato Miranda, garante que Juiz de Fora tem potencial para ser subsede dos jogos da Copa de 2014. Miranda também comemora a repercussão do evento na mídia, a presença dos atletas, além da vinda do presidente da International School Sport Federation (ISF), Andrea Delphin, que veio ao Brasil pela primeira vez.

"A cidade está recebendo os atletas com muito carinho, isso é o mais importante. Queremos atrair outras competições de grande porte", afirma o prefeito Custódio Mattos.

Galeria de Fotos

Jorge Júnior é estudante do 8º período de Comunicação do CES