Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010, atualizada às 14h55

Etapa final da Copa Jeep Club Juiz de Fora ocorre neste fim de semana

Clecius Campos
Repórter
Foto de jeep

A sexta e última etapa da 4ª Copa Jeep Club Juiz de Fora ocorre no próximo sábado, 4 de dezembro. A prova de quase cem quilômetros será iniciada na avenida Deusdedith Salgado, 3.600, no Teixeiras, com a chegada no município de Matias Barbosa. Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a direção da prova percorreu o traçado. "Pelo jeito, a prova vai ser bem divertida para os pilotos e bastante complicada para os navegadores. A maior parte da prova é dentro de fazendas e as últimas chuvas deixaram o percurso bem escorregadio. Vai ser emocionante", aposta o diretor da prova, Weidner Moreira.

A largada ocorrerá às 10h, com previsão de chegada às 12h30. Como trata-se de um rally de regularidade, é esperado que os competidores terminem a prova no tempo estimado. "A equipe tem que obedecer ao trajeto e ao tempo. Cada segundo atrasado ocasiona a perda de pontos. A cada três segundos de adiantamento, a equipe também perderá pontos." A regularidade será apurada via satélite, com tecnologia GPS. Segundo Moreira, a dica para ir bem na prova é ter muita atenção à trilha, para não errar o caminho. "A cada 200 metros haverá mudanças de uma estrada para outra, com bifurcações e trilhas que podem levar a mudanças de trajeto."

Ao final da prova, serão conhecidos os campeões nas categorias Supermaster, Master e Turismo. De acordo com Moreira, a disputa pela competição está acirrada, graças aos resultados das cinco etapas anteriores. Na categoria Supermaster, os três pilotos com melhor pontuação são Fernando Lage (Belo Horizonte, 69 pontos), Bráulio Ferreira da Silva (Juiz de Fora, 64 pontos) e Carlos Salvini (Petrópolis - RJ, 53 pontos). Entre os pilotos da Master, lideram os juizforanos Pedro Agrelle (69 pontos), Ricardo Mazzei Leite (61 pontos) e Alcedir Nunes de Souza (60 pontos). Na categoria Turismo, estão na frente Bruno Marcos de Siqueira Moreira (Inhapim – MG, 54 pontos), Carlos Henrique Cerqueira (Juiz de Fora, 44 pontos) e Rodrigo Bastos (Petrópolis – RJ, 43 pontos). "O resultado só vai ficar claro no final da corrida. Não há como adiantar favoritos."

Durante cinco anos o Jeep Club de Juiz de Fora manteve-se inativo na realização de copas de regularidade. O retorno das disputas e o sucesso no número de inscritos — para a última prova são esperadas 35 equipes — são comemorados por Moreira. "A intenção é continuar com as competições e melhorar o campeonato no próximo ano, para que possamos manter a tradição da cidade."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken