Sexta-feira, 3 de dezembro de 2010, atualizada às 16h52

Trinta atletas juizforanos disputam Volta da Pampulha, neste domingo

Clecius Campos
Repórter
Foto de atletas na Volta da Pampulha 2009

Pelo menos 30 atletas juizforanos disputarão, neste domingo, 5 de dezembro, a 12ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. O grupo vai com o objetivo de encarar o percurso de 17,8 quilômetros, respeitando seus limites. "Ninguém promete medalha. A intenção é participar do evento em busca de qualidade de vida. Todos os atletas têm o costume de entrar em provas como essa, cada um no seu ritmo. Eu, por exemplo, quero terminar a prova em 80 minutos", afirma o maratonista Gedair Reis.

Engana-se quem pensa que a meta é simplória. Segundo Reis, a Volta da Pampulha é realizada em uma via estreita, que dificulta ultrapassagens logo nas primeiras passadas. "Teremos que correr os seis quilômetros iniciais no grande pelotão dos atletas amadores. São esperados mais de 13 mil pessoas na prova, o que dificulta desenvolver o ritmo ao qual estamos acostumados. De qualquer forma, a prova é ótima e o clima, maravilhoso."

A equipe juizforana vai desfalcada de seu atleta mais expressivo, Jocemar Corrêa. Ele é multi-campeão do ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. Porém, segundo Reis, alguns destaques ainda podem aparecer. "Os jovens Nélio Durco e Waltencir Silva podem ficar entre os mais bem colocados. Mas a ideia não é competir. É continuar correndo e alcançar as metas individuais." O corredor conta que os grandes exemplos para o grupo são Hugo Saporetti e Jeová Gomes, atletas da terceira idade. "A faixa etária do grupo varia de 20 a 74 anos. O bom resultado vem de cada um. É uma prova internacional, com corredores de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, não dá para competir com os profissionais." A Volta da Pampulha dá R$ 39 mil em prêmios aos vitoriosos.

Lista dos atletas juizforanos
Andréa Silveira Eloísio Nicolau Néio Lúcio
Antônio Carlos da Silva Gedair Reis Nélio Durco
Antônio Toledo Hugo Saporetti Nélson Gonçalves
Antuir Alves Ivani Gomes Raphael Giordani
Celso de Oliveira Jeová Gomes Raquel Pinheiro
Claudio Rezende José Alípio Rubens Gabriel
Daniel do Carmo Luiz Gonzaga Júnior Sílvia Fonseca
Danilo Batalha Marcos Fonseca Tânia Vilaça
Domingos Souza Netto Maria Natalina Tatiana Deotti
Edvaldo Silva Marlene Alves Waltencir Silva

Os textos são revisados por Thaísa Hosken