-Entre o c?u e a terra

Por



Artigo
Entre o c?u e a terra


:::10/01/2006

Sexo e Ci?ncia
Desde Sigmund Freud a ci?ncia tenta explicar as conex?es entre a sexualidade e o bem-estar f?sico e mental. Quando o pai da psican?lise escreveu seu ensaio sobre ansiedade e neurose, em 1895, dando uma ?nfase at? ent?o in?dita ? sexualidade, choveram cr?ticas. Freud achou melhor rebat?-las em um outro artigo, no qual foi ainda mais enf?tico. Freud escreveu: "Muitas doen?as mentais e as fobias, em especial, n?o ocorrem quando a pessoa leva uma vida sexual normal".

"? sempre muito importante lembrar que sexo ? fonte inesgot?vel de energias. Com a orienta??o apropriada, a energia sexual ? um rico tesouro de alegria, felicidade e paix?o. Ela ? uma ferramenta para criar e manter o n?vel ideal de sa?de e vitalidade, transmutando uma vida med?ocre em uma vida genial, transformando uma vida infeliz e estressada em uma vida plena de sucessos e realiza?es".

A melhor maneira de se manter fisicamente e mentalmente saud?vel, ? nunca deixar de praticar atividades f?sicas, mentais e sexuais.

As del?cias (ou n?o) da alcova repercutem em todas as esferas da vida de uma pessoa. Oito de cada dez brasileiros, homens e mulheres, v?timas de problemas sexuais declaram que suas afli?es afetam o trabalho, o conv?vio com os filhos, as rela?es sociais e o lazer. Sem contar, obviamente, o desgaste do relacionamento com o parceiro.

Na d?cada de 90 a OMS (Organiza??o Mundial de Sa?de) incluiu o sexo na lista dos par?metros utilizados para definir a qualidade de vida de uma pessoa.

O sexo seguro, freq?ente e prazeroso, explicam os m?dicos, pode proteger o cora??o, evitar a ins?nia, aliviar o stress, fortalecer o sistema imunol?gico, combater a ansiedade, regular o humor, emagrecer e at? atrasar um pouco o ritmo do envelhecimento. Com o aumento da expectativa de vida da popula??o, nada mais natural que o sexo de boa qualidade, passe a ser uma exig?ncia dos homens e mulheres mais maduros.

Fonte de energia cientificamente falando, o sexo de boa qualidade, pode aumentar fortemente os n?veis de adrenalina, serotonina e endorfinas, que s?o substancias relacionadas ao bom humor, a alegria, a disposi??o f?sica, resist?ncia ? dor e varias outras sensa?es de bem estar. A ci?ncia vem comprovando a cada dia a efic?cia de uma vida sexual saud?vel sobre a sa?de das pessoas.

Fala-se inclusive da cria??o de um ?rg?o do governo que defenda este ponto de vista e ofere?a orienta??o ? popula??o visando, inclusive, minimizar custos com tratamentos de v?rias doen?as que tem como causa a infelicidade sexual, dente elas, a depress?o.

Sobre a import?ncia do sexo contra a depress?o, sabe-se que a doen?a ? caracterizada por uma baixa nos n?veis de serotonina e dopamina, subst?ncias que fazem a comunica??o entre os neur?nios e est?o relacionadas ao humor. Essa queda faz tamb?m despencar os n?veis de testosterona, horm?nio sexual masculino, mas que, embora em m?nimas doses, tamb?m ? imprescind?vel no processo de excita??o da mulher.

Por isso, o deprimido sente menos desejo. E justamente porque se trata de uma cadeia interligada, ao se repor um horm?nio acaba-se por induzir a produ??o de outro. Em suma: O sexo, por elevar os n?veis de testosterona, serve para fazer subir as taxas de serotonina e dopamina.

O desejo promove o aumento da libera??o de horm?nios sexuais (estr?geno, na mulher, e testosterona, no homem) e de adrenalina, horm?nio que prepara o indiv?duo para o ato sexual. O efeito dessa eleva??o qu?mica ? imediato. A circula??o sangu?nea aumenta - por isso o cora??o dispara, os p?los eri?am, a pele enrubesce e a regi?o genital, encharcada de sangue, se dilata. Na mulher ocorre o incha?o vaginal e, no homem, a ere??o. A respira??o fica ofegante. Ao mesmo tempo em que a excita??o cresce, outra subst?ncia entra em campo. ? a endorfina, respons?vel pela sensa??o de prazer e satisfa??o.

Nesse momento, a adrenalina est? mais baixa e o organismo fica completamente inebriado pela endorfina. O n?vel m?ximo de libera??o dessa ?ltima subst?ncia corresponde ao orgasmo. ? o momento no qual todas as c?lulas nervosas do c?rebro descarregam seu conte?do el?trico, promovendo o relaxamento f?sico total.

Mais perto de Deus...
Numa vis?o mais espiritualista, o sexo ? visto como fonte de eleva??o espiritual e caminho seguro para aproxima??o do Divino.

Os "Mestres de Sabedoria" pregam que a energia sexual ? a express?o do Princ?pio ?nico, que se manifesta no nosso universo como energia polarizada, din?mica e criadora. Os iniciados de diversas tradi?es referiam-se a essa express?o polarizada e criadora como, Prana e Kundalini, no sistema inici?tico T?ntrico; ou como Yin, Yang e Tao no Tao?smo.

No homem e na mulher, essa energia criadora manifesta-se como fonte de vida, inspira??o, juventude e vitalidade. Essa energia garante a eternidade biol?gica da ra?a humana e a longevidade pessoal.

Sexo T?ntrico (?ndia)

Surgida na ?ndia, h? 5 mil anos, o Tantra ? uma filosofia matriarcal, onde a mulher ? considerada uma Divindade. Em s?nscrito, Tantra significa "o que conduz ao conhecimento". O sexo t?ntrico ? uma forma de adiar ao m?ximo o orgasmo, para obter prazer prolongado. Segundo os praticantes, este ? um processo que vai elevar o n?vel do sexo, segurando o orgasmo cada vez mais. Toda a energia retida, quando liberada, se transformar? num ?xtase total. Al?m disso se conseguir? com essa pratica a eleva??o espiritual, a proximidade da Divindade e com a reten??o do s?men, a longevidade masculina.

Chakras

Chakras s?o pontos de energia de diferentes vibra?es, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do esp?rito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles s?o sete e est?o localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Sua fun??o ? de receber e transmitir energia para as ?reas afetadas do corpo f?sico, trazendo o equil?brio. Trabalhando com os chakras, ? poss?vel unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos f?sicos, materiais, espirituais, sexuais, etc.

Chakra Sacro

? o segundo chakra e est? situado acima dos genitais. Ligado ao c?ccix na parte superior, imediatamente acima da parte p?bia, e abrindo-se para frente. Regi?o da bacia. ?rg?os de reprodu??o, rins, bexiga, todos os l?quidos como o sangue, a linfa, os sucos digestivos e o esperma, tem rela??o com este Chakra, aprendizado, evoluindo em sentimentos primitivos, fluir com a vida, sensualidade, erotismo, criatividade e entusiasmo.

Kundalini

Kundalini ? um conceito com freq??ncia citado em rela??o aos chakras. Hoje, muito se ouve falar dela. Na mitologia. Kundalini ? uma Deusa Serpente que dorme na base da coluna vertebral, enrolada 3 ? vezes ao redor do primeiro chakra, aguardando a expans?o. Quando ela ? acordada, atrav?s de qualquer dentre in?meras t?cnicas, entre elas o ato sexual, ela se desenrola e sobe atrav?s do centro do corpo espetando e despertando cada chakra conforme ela sobe. Quando ela alcan?a o topo, ou o chakra coron?rio (no topo da cabe?a), ent?o todos os chakras foram abertos e diz-se que a pessoa atingiu a ilumina??o.

Kundalini ? uma for?a de grande poder, que pode produzir mudan?as f?sicas e mentais radicais. Alguns dizem que ela ? energia sexual sublimada; outros que ? uma conex?o de ritmo vibrat?rio entre as ondas cerebrais e os subsistemas psicol?gicos. H? v?rias teorias, mas nenhuma delas conclusiva. Ela pode ser acionada pela pr?tica da yoga, medita??o, estimula??o f?sica, excita??o mental, rela??o sexual ou por um mestre formado na arte de despertar a Kundalini.

Pompoarismo (Sahaj?li na yoga t?ntrica)

T?cnica Oriental, milenar, oriunda da yoga t?ntrica, que ensina os cuidados com a musculatura p?lvica e circunvaginal que toda mulher deve e precisa ter e que vem ajudando mulheres do mundo todo a reencontrarem o prazer sexual atrav?s dos exerc?cios que possibilitam as contra?es vaginais e o dom?nio destes m?sculos facilitando sua movimenta??o aumentando tamb?m, sobremaneira, o prazer do parceiro.

Tao?smo (China)

Sexo sem pressa ? a base dessa filosofia que vem ganhado espa?o na cultura ocidental. Rem?dio eficaz contra a impot?ncia masculina, a pr?tica beneficia tamb?m as mulheres sem que o parceiro precise de recursos como, por exemplo, as drogas lan?adas no mercado farmac?utico para a qualidade da ere??o.

A maioria das mulheres j? sabe bem disso. Eles ? que ainda n?o acreditam (ali?s, poucos procuram saber), neste recurso natural e sem efeitos colaterais para garantir a virilidade e a felicidade sexual de ambos.

A filosofia tao?sta vem da China, onde h? mais de dois mil anos se tem a consci?ncia de que a sexualidade ? uma parte integral do ser humano. Para o tao?smo n?o existe a repress?o ou a culpa. O sexo n?o ? somente satisfa??o, mas algo saud?vel tanto f?sica como psiquicamente e est? relacionado com a beleza e a longevidade.

Os orientais t?m praticado a "arte sexual" durante mil?nios partindo dos princ?pios b?sicos do Tao. Os pontos mais importantes nos quais o Tao do sexo e do amor diferem da sexualidade ocidental s?o o controle de ejacula??o, a satisfa??o plena da mulher e a diferen?a entre orgasmo masculino e a ejacula??o.

Fonte: www.neotantra.com

Cultura, auto-conhecimento e felicidade
Como Terapeuta Hol?stica e Comportamental, reafirmo minha tese de que a base da felicidade est?, em grande parte, na busca de novas informa?es, na educa??o e na constante procura de si mesmo, do seu intimo, e das v?rias maneiras de se tornar um ser integral. Os temas citados neste artigo v?m sendo amplamente difundidos. Encontrados em literaturas e ve?culos de informa??o como internet, revistas e jornais dos mais populares aos mais tradicionais, fica claro que existe a? uma grande e poderosa corrente para que ningu?m deixe de aproveitar deste enorme manancial de cultura relativo ? sexualidade e seus in?meros benef?cios.

A felicidade est? ao alcance de todos! Est? no m?nimo fora de moda ficar por a? se queixando, e adoecendo psiquicamente. S? voc? pode se fazer feliz. Deixe de lado os preconceitos e os velhos tabus. Vamos, levante, d? o primeiro passo!

Muita luz!

Fonte de pesquisa: alguns trechos deste artigo foram retirados na ?ntegra de reportagem das revistas Isto ?, Veja e site Moun (www.moun.com)


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Jussara Hadadd ? terapeuta hol?stica,
especializada em sexualidade
Saiba mais, clicando aqui!