Tupi vai treinar durante o Carnaval para definir equipe que enfrenta o CruzeiroCarijó pega a Raposa e espera vencer a partida que será realizada na Quarta-Feira de Cinzas, às 21h50, no estádio Mário Helênio

Victor Machado
Colaboração*
4/3/2011
jogadores do tupi treinam em santa terezinha

O Tupi treinou na manhã desta sexta-feira, 4 de março, em Santa Terezinha, em busca da definição do time que enfrenta o Cruzeiro. As atividades vão continuar ao longo do Carnaval, sem folga para os atletas e para a comissão técnica.

O técnico Leonardo Condé ainda não decidiu a escalação para o jogo da Quarta-Feira de Cinzas, às 21h50, no Estádio Mário Helênio, mas é certo que o time terá o desfalque do lateral esquerdo Fabiano, com uma lesão na coxa esquerda.

Segundo Condé, os treinamentos durante o Carnaval servirão para apontar o substituto do lateral. "É claro que pode haver outras alterações no time, mas a principal dúvida é essa", comenta. Fabiano deve ficar de fora por, pelo menos, dois jogos. Os jogadores do Carijó terão folga apenas no domingo de Carnaval. "É um descanso merecido, devido à longa viagem que tivemos para Uberaba", opina Condé. Nos outros dias, o elenco treina normalmente.

Expectativa para o jogo

O treinador afirma que a expectativa é grande para o confronto contra o time da capital. "É o tipo de jogo que todos gostam de participar. Os jogadores ficam ansiosos, mas é importante manter o controle, para fazer uma boa partida." O lateral esquerdo Michel considera o jogo importante para o Tupi. "Enfrentar time grande é sempre gostoso. Na quarta-feira, um bom resultado vai ajudar a definir a nossa situação na tabela."

A expectativa, tanto dos jogadores, quanto da comissão técnica, é de poder repetir o resultado do ano passado contra o Cruzeiro. "Esperamos poder surpreender novamente e vencer dentro de casa", diz Michel. Apesar do jogo em Juiz de Fora, o técnico Leonardo Condé não considera o Carijó favorito, mas acredita em um bom resultado. "Jogar contra time grande é sempre difícil. Não importa onde seja o jogo, mas quando é no campo que você conhece, as chances de vencer são maiores. Vamos tentar impor nosso jogo", afirma. 

O lateral Michel convoca a torcida para comparecer ao estádio. "Apesar de a partida ser em uma quarta-feira, depois do Carnaval, e à noite, a gente espera que a torcida compareça em grande número", acrescenta. No entanto, ele acredita que, se o jogo fosse em outra data, o público no estádio poderia ser maior.

Atualmente, o Tupi está em quinto lugar na tabela de classificação, com oito pontos, empatado com o Villa Nova. O líder do Campeonato Mineiro é o América-MG, com 13 pontos. Em seguida, vem o Atlético, com 12, mesmo número de pontos do Cruzeiro, que está na terceira posição.

Esquemas especiais para o jogo

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que o plano de ação para a partida foi definido em uma reunião entre representantes do órgão, da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, da vara da Infância e da Juventude, da direção e torcida organizada do Tupi. Ficou definido que o jogo contará com cem homens da PM, seis fiscais, quatro guardas municipais, uma viatura do Corpo de Bombeiros, 25 profissionais de apoio e plantão da Cesama.

Também haverá esquema especial de horários e pontos de embarque para o jogo. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar 15 ônibus da linha 517 (Estádio) e cinco da linha 780 (Especial). Os primeiros veículos sairão da avenida Independência, às 18h30, e o último ônibus deverá sair do Estádio, às 0h30.

Três portões do Estádio estarão em funcionamento e serão abertos às 19h30. A torcida Carijó entrará pelos acessos Principal e Eugênio Nascimento. Já a torcida do Cruzeiro entrará pelo portão Dom Orione. Está proibida a entrada de objetos como capacetes, garrafas e rádios.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá