Quinta-feira, 12 de maio de 2011, atualizada às 19h08

Juiz de Fora sediará amistosos da seleção brasileira juvenil de vôlei contra a Argentina

Victor Machado
*Colaboração
Coletiva de imprensa Renato Miranda

Juiz de Fora sediará, entre os dias 27 e 29 de maio, três partidas da seleção brasileira juvenil masculina de vôlei, contra a Argentina. As partidas fazem parte da preparação do Brasil para o mundial da categoria, que acontece em agosto, no Rio de Janeiro.

Os jogos irão ocorrer no ginásio da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Segundo o secretário de esporte e lazer de Juiz de Fora, Renato Miranda, a cidade teve que se adequar às exigências mínimas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para receber as partidas. "O ginásio deveria ter, no mínimo, 1.200 pessoas. Queríamos receber as partidas, mas não tínhamos um complexo com essa capacidade. Por isso foram necessárias as adequações."

Durante toda a quarta-feira, 11 de maio, membros da CBV e da Prefeitura estiveram reunidos para analisar uma adequação do ginásio da UFJF. "Solicitamos uma parceria com a universidade para receber esses jogos e convidamos técnicos da confederação e engenheiros para analisar uma possível adequação nas arquibancadas." A montagem de uma estrutura móvel agradou os membros da CBV, que confirmaram os amistosos em Juiz de Fora.

Os jogos terão entrada gratuita e serão realizados nos dias 27, 28 e 29 de maio, às 19h. Ao todo, serão disponibilizados 3.600 ingressos para os três dias. Miranda ressalta, ainda, que está tentando viabilizar, juntamente com a Secretaria de Educação, a disponibilidade de ônibus para alunos da rede municipal.

Visibilidade

Para o secretário, as partidas servirão para mostrar a capacidade da cidade de receber grandes eventos. "É importante ressaltar que o conceito de jogo mudou. Hoje em dia, cada jogo deve ser um evento. Essas partidas vão servir como apresentação da cidade para o cenário nacional e para provar que Juiz de Fora pode receber essas grandes competições."

Cronograma

A seleção brasileira chega a Juiz de Fora e apresenta-se na terça-feira, 24 de maio. Até o dia da primeira partida, a equipe realiza treinos em uma academia e no ginásio. "A questão de acomodação já está resolvida. A academia e a alimentação estão praticamente certas", comenta o secretário. A seleção da Argentina chega a Juiz de Fora na tarde de quarta-feira, 25 de maio. Ambas as equipes continuarão realizando treinos, mesmo nos dias de jogo. De acordo com Miranda, membros da CBV chegam à cidade no dia 22 para a montagem do piso adequado no ginásio.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken