JF sedia, pela primeira vez, Jogos Escolares de Minas Gerais O evento trará aproximadamente cinco mil estudantes-atletas para a cidade. Restaurantes e bares esperam aumento no movimento

Aline Furtado
Repórter
8/8/2011
Natação

Pela primeira vez, Juiz de Fora vai sediar, entre esta segunda-feira, 8 de agosto, e o próximo dia 13, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Com isso, a cidade receberá 4.382 estudantes-atletas, vindos de 185 cidades mineiras, representando 673 escolas públicas e privadas. Os competidores, alunos dos ensinos fundamental e médio, vêm das regiões Centro, Sul, Norte, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata do Estado, além da capital Belo Horizonte.

Juiz de Fora será representada por 395 competidores, inscritos por dezenove escolas particulares e públicas. Entre elas, Colégio dos Jesuítas, Instituto Metodista Granbery, Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Academia de Comércio, Escola Estadual Clorindo Burnier, Colégio Equipe, Colégio Militar, Escola Estadual Delfim Moreira, Escola Estadual Juscelino Kubitschek, Escola Estadual Sant'Clair de Carvalho, Colégio de Aplicação João XXIII, Escola Municipal André Rebouças, Colégio Santa Catarina, Escola Municipal Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Instituto Vianna Júnor, Colégio Stella Municipal e Colégio Machado Sobrinho.

Os JEMG ocorrem em quatro etapas: municipal, microrregional, regional e estadual, em dois módulos. O primeiro módulo é direcionado a estudantes de 12 a 14 anos, enquanto o módulo II é formado por alunos de 15 a 17 anos. Entre as modalidades que fazem parte dos jogos estão atletismo, atletismo para pessoas com deficiência (PCD), basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nas categorias masculina e feminina.

As disputas serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde (confira abaixo). Nesta terça-feira, dia 9, serão disputadas as modalidades basquete, futsal, handebol, peteca e xadrez. Na quarta-feira, 10, será a vez de basquete, futsal, handebol, peteca, taekwondo, voleibol e xadrez. Na quinta-feira, dia 11, serão disputados atletismo, basquete, handebol, futsal, peteca, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Na sexta-feira, 12, será a vez de atletismo, basquete, handebol, futsal, judô, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol. No sábado, 13, data de encerramento dos jogos, serão disputados atletismo, basquete, handebol, futsal, judô, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol.

Entre os locais que servirão como sedes das disputas estão AABB, Clube Bom Pastor, Tupynambás, Sport Clube, Olímpico, Cascatinha Country Clube, Sesc Pousada, Clube do Trabalhador do Sesi, além do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do ginásio do IF Sudeste.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer (SEL) de Juiz de Fora, Renato Miranda, o evento tem grande importância para a cidade. "O número de pessoas e de competições é elevado, sendo maior, inclusive, que o registrado no ano passado, durante a realização dos Jogos Pan-americanos." Segundo Miranda, a realização dos JEMG na cidade tem importância porque serve como ensaio para a possibilidade de a cidade receber delegações participantes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Movimento

Os atletas que vêm de outras cidades ficarão hospedados nas escolas da rede estadual. Entretanto, a vinda para Juiz de Fora dos estudantes deve alavancar setores como bares e restaurantes. Para o gerente de um restaurante localizado na região central da cidade, Pedro Paulo Esteves, a previsão é que os jogos aumentem o movimento em torno de 10% nos próximos dias. "Esses eventos são importantes porque vários setores ganham."

O proprietário de um bar na região do Alto dos Passos, Valério Silva de Menezes, também aguarda alta na demanda. "Embora sejam jovens, esperamos que o movimento em toda a região, consequentemente nos estabelecimentos, cresça aproximadamente 15%."

Confira as disputas

Atletismo

- Dias 11, 12 e 13, a partir das 8h, na UFJF

Judô

- Dias 12 e 13, a partir das 7h30, no Sec Pousada

Natação

- Dias 12 e 13, a partir das 8h30, no Clube Bom Pastor

Peteca

- Dias 9, 10, 11, 12 e 13, a partir das 9h, no Cascatinha Country Clube

Taekwondo

- Dias 10 e 11, a partir das 7h30, no Sesc Pousada

Tênis de mesa

- Dias 11, 12 e 13, a partir das 9h, na AABB

Xadrez

- Dias 10 e 11, a partir das 9h, no Cascatinha Country Clube

Os textos são revisados por Thaísa Hosken