Saiba como evitar ou curar a ressaca da Virada de Ano

Por

Saiba como evitar ou curar a ressaca da Virada de Ano
Terça-feira, 27 de dezembro de 2016, atualizada às 18h24

Saiba como evitar ou curar a ressaca da Virada de Ano

Da redação

Faltam quatro dias para a Virada do Novo, momento de confraternizar com amigos em festas regadas de boa comida e bebida. Mas para evitar que o primeiro dia de 2017 já comece com arrependimentos e muita ressaca, a nutróloga Alice Amaral orienta como agir após se esbaldar na Ceia de Réveillon e evitar o porre do dia seguinte.

Claro que a melhor forma é a prevenção. Por isso, a nutróloga destaca que para acordar no outro dia sem aquela dor de cabeça, o mais indicado é alternar os drinks com água, se possível de coco natural. Para cada dose de bebida alcoólica, o indicado é a ingestão de 500 ml de água. “Além disso, é importante não ir para a festa de estômago vazio, para não comer muito na hora da Virada e não ficar bêbado. Também não é interessante misturar bebida fermentada com destilada. Beliscar algo é indicado. Mas, a água é a melhor fórmula, pois o álcool desidrata o corpo e causa o mal-estar”, afirma.

Mas se não teve jeito e está com sintomas da ressaca: dor de cabeça, tonteira, enjoo e muita sede, o primeiro passo é se hidratar muito, de preferência com água de coco. “Comeu e bebeu muito, agora não tem mais jeito! Não é indicado sair malhando, o corpo precisa descansar. Indico um bom banho de água fria e alimentação leve com frutas, verduras”. Alice Amaral também dá a dica do chá de gengibre que ajuda a minimizar os efeitos do porre. Se não conseguir tomar puro, o indicado é adoçar com mel.

Se exagerou na comida, a nutróloga alerta que não adianta fazer jejum e dieta da sopa. Ela afirma que esta atitude não vai compensar a ingestão desregulada de alimentos e pode causar um distúrbio no organismo. “Abusou, volta para sua dieta normal e tome muito líquido. Ele ajuda a eliminar toxinas, desinchar e sem contar que a água reduz a fome. No entanto, o mais importante é a educação alimentar”, destaca, lembrando que no dia seguinte é melhor se alimentar com carne branca como peixe e frango, legumes, de preferência crus, e bastante azeite extra virgem em garrafa de vidro e com baixa acidez, além do suco natural.