Quinta-feira, 17 de novembro de 2011, atualizada às 15h

Cerca de 250 atletas são esperados para o 5º Sudamericano Open de Taekwondo em JF

Jorge Júnior
Repórter
sudamericano

Nos dias 19 e 20 de novembro, Juiz de Fora vai sediar o 5º Sudamericano Open de Taekwondo e Hapkido. O evento é aberto ao público e vai contar com cerca de 250 atletas, sendo que, aproximadamente, 120 são da cidade. Os outros participantes, além dos mineiros, representam os estados de Alagoas, Bahia, Brasília, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A competição também vai contar com representantes da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.

De acordo com o organizador do evento, Fernando Ribeiro, o evento dará grande destaque para os atletas da cidade, uma vez que irá proporcionar competitividade entre os atletas. "Juiz de Fora será firmada como polo das modalidades, levando para outros estados e países as experiências adquiridas no município. O público terá a oportunidade de assistir uma competição de artes marciais, gratuitamente." O objetivo, segundo o organizador, é que com a disputa, os atletas preparem-se para participar do Pan-americano Open de Taekwondo e do Pan-americano 2012 de Hapkido.

Durante os dois dias, vão ocorrer várias competições de lutas e demonstrações de defesa pessoal. Como programação paralela, ainda vai ser realizado o festival internacional de artes marciais, com demonstrações de diversas modalidades. Na sexta-feira, 18 de novembro, vai ser oferecido um curso gratuito de qualificação e capacitação para o público. O curso vai ser das 9h às 12h e das 14h as 18h. O 5º Sudamericano Open Taekwondo e Hapkido ocorre no ginásio de uma faculdade particular da cidade, na avenida dos Andradas 415, Centro.

Investimento

Mesmo com essa programação, Ribeiro destaca que falta investimento para os esportes individuais. "Só quando uma pessoa é muito conhecida e chega ao topo da carreira, ela consegue apoio. Acredito que, com a difusão das artes marciais, este cenário possa mudar e os empresários e patrocinadores possam investir nessa modalidade, que ainda é muito carente", ressalta.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken