Alex Bagal

Por

MAT?RIA DE ARQUIVO


Alex Bagal
O campe?o de mountain bike

Ana Luisa Damasceno
23/12/03

Desde pequeno Alex Bagal gostava de bicicletas. "Sempre fui louco por elas", admite. N?o ? de se estranhar, ent?o, que ele tenha se especializado nisso. Ele j? foi atleta em quase todas as modalidades que usam as bikes. "Comecei no bicicross, passei para o mountain bike e fiz at? downhill".

O come?o no bicicross foi h? 15 anos. "Cheguei a competir, mas aqui em Juiz de Fora tinham poucas corridas e acabei desanimando". Do bicicross, n?o da bicicleta. O moutain bike estava ganhando adeptos por essas bandas e ele resolveu tentar. A partir da? n?o parou mais. "J? s?o dez anos de competi?es no mountain bike". E com muitos t?tulos. Ele j? foi campe?o regional, mineiro, paulista, carioca e brasileiro com um detalhe: ele ganhou tudo o que disputou em 2003.

Campe?o "pluriestadual"
Ser campe?o de v?rios estados ao mesmo tempo, ali?s, ? uma particularidade do mountain bike. Alex Bagal explica: "as competi?es s?o planejadas para n?o acontecerem ao mesmo tempo. Assim, os atletas podem disputar a maioria delas". Ponto para Alex, que em 2003 chegou em primeiro nos campeonatos mineiro, paulista e carioca.

O atleta treina, em m?dia, quatro horas por dia, o que d? 70 quil?metros. "Fa?o muitas trilhas e, quando quero fazer um treinamento mais light, vou para a estrada". O principal cuidado com a alimenta??o ? evitar frituras.

O velho problema do patroc?nio
Bagal conta que chegou a ficar quase dois anos praticamente parado. "Faltou grana para bancar as viagens. Al?m disso, o moutain bike ? um esporte muito caro, j? que todos os equipamentos s?o importados". Nessa ?poca ele tinha classifica??o para disputar o campeonato mundial. Mas a falta de patroc?nio impediu a viagem.

Hoje o atleta ? patrocinado por duas empresas. "Eu nunca ia poder viajar tanto se n?o fossem a Giant Team e a Pro-Shock". Os t?tulos e o reconhecimento proporcionaram a Bagal a realiza??o de um velho sonho. "Hoje tenho a minha equipe, a Bagal Bikes, com seis atletas. Eles competem mais a n?vel regional". Bagal explica que, com o aumento no n?mero de competi?es na regi?o, novos nomes est?o surgindo: "tem uma garotada a? que tem tudo para surpreender em 2004".

Planos
O ano de 2004 vai ser de mudan?a para Alex Bagal. Ele vai trocar de categoria. "Antes era sub-30. Agora vou para a master". Os atletas dessa categoria j? n?o t?m o mesmo f?lego de antes, mas em compensa??o t?m mais t?cnica. "Estou animado. Vai ser um novo desafio".

Bagal pretende manter o ritmo de 2003, quando participou de cerca de 40 provas. "Vamos ver se eu consigo repetir na master tudo o que consegui na sub-30". E um sonho o espera nas pr?ximas competi?es: conseguir ?ndice para o campeonato mundial. "Na sub-30 n?o tem campeonato. Mas na master pode ser que eu consiga".

Nome completo: Alex do Nascimento
Nascimento: 13/05/1974
T?tulos:
  • Campe?o Brasileiro 2003
  • Tri-campe?o da Copa Ametur (2001, 2002 e 2003)
  • Tri-campe?o mineiro (2001, 2002 e 2003)
  • Penta Campe?o Regional (Copa Tradi??o Mineira)
  • Trof?u M?rito Esportivo Panathlon - Atleta do ano Mountain Bike - 2003
  • Campe?o Paulista 2003
  • Campe?o Carioca 2003
  • Primeiro lugar na 2? etapa do Brasileiro de Moutain Bike - 1999
  • Campe?o Mineiro de Down Hill - 1998
  • Primeiro lugar na Copa Brasil Paulo Frontin (RJ) - 1997
  • Bi-campe?o municipal (1994 e 1995)