Casinha para cachorro
A casinha deve ser grande o suficiente para que o c?o possa ficar em p?,
possa esticar suas patas e possa girar seu corpo

Renata Solano
*Colabora??o
22/01/2008

Comprar um cachorrinho ? mais do que escolher ter um animal de estima??o, ? escolher ter responsabilidades na vida de um novo ser vivo. Por isso, ao trazer um c?ozinho para casa ? preciso conhecer suas necessidades.

O animal precisa de um local especial para ele, onde tenha uma cama quentinha, espa?o para fazer suas necessidades, e, talvez uma casinha do lado de fora da casa para se abrigar nos dias de muito sol ou chuva.

Segundo a propriet?ria de uma loja de produtos para animais, Dayse Mac?do ? indicado que se coloque a casinha no exterior da casa durante a primavera ou o ver?o para que o filhote se acostume com a habitat antes do inverno.

Tamanho

"? preciso ter bom senso na hora de comprar uma casinha, voc? n?o pode pensar que o filhote vai continuar pequeno para sempre se ele for um animal de porte maior, por exemplo", afirma o veterin?rio Jos? ?tila de Souza.

Na hora de escolher o abrigo do seu animalzinho, n?o vale pensar que quanto maior, melhor. Isso, porque nos meses de invernos, o c?o somente ? aquecido pelo calor gerado pelo pr?prio corpo. Em uma casinha maior que o necess?rio esse calor ? rapidamente dissipado, e seu c?o pode passar frio desnecess?rio.

Foto ACESSA.com Foto ACESSA.com Foto ACESSA.com

A casinha deve ser grande o suficiente para que o c?o possa ficar em p?, possa esticar suas patas e possa girar seu corpo, al?m disso, a porta deve ser larga o suficiente para que o c?o passe sem encostar os ombros.

O objetivo da casinha ? fazer com que o animal se sinta dentro de um espa?o onde haja a sensa??o de seguran?a e prote??o contra outros animais, contra a chuva, o vento e o sol. Se a casinha for de boa qualidade, ela pode at? ser deixada exposta ao sol e chuva por anos, sem nenhum problema.

O material
Foto ACESSA.com Foto ACESSA.com Foto ACESSA.com

Existem diversos materiais com que se faz uma casinha para cachorro. Algumas s?o constru?das no pr?prio quintal com tijolos e cimento de verdade, outras s?o as consideradas casinhas m?veis e, em sua maioria, s?o feitas com madeira, tecido, fibra ou pl?stico.

"As casinhas em pl?stico s?o mais indicadas no sentido de se obter uma maior possibilidade e facilidade de higiene, mas as casas feitas em madeira s?o mais confort?veis para o animal, pois oferecem maior prote??o contra as varia?es de temperatura", explica Dayse.

As casinhas feitas em madeira s?o mais vulner?veis ao sol e ? chuva. "As casas feitas com esse material ficam mais feias e degradadas com o passar do tempo e com a exposi??o ao clima de sol e de chuva intensos", afirma Dayse.

Segundo o veterin?rio Jos? ?tila, o ideal ? que as casinhas de madeira recebam uma ou duas dem?os de verniz mar?timo com filtro solar. "Assim ela fica tratada para o recebimento do animal, sem haver possibilidade dele se machucar com uma farpa, por exemplo. Al?m disso, o material da casa fica mais protegido", orienta.

As casinhas feitas com material como espuma e tecido s?o indicadas para o cuidado com o animal, principalmente durante o frio. Elas s?o casinhas que oferecem mais reten??o de calor, por isso, o animal fica mais protegido no per?odo do inverno. Essas casas s?o indicadas para o interior de sua resid?ncias, pois n?o podem ficar expostas ao tempo, sen?o podem mofar ou mesmo estragar.

Localiza??o

"? essencial que a casinha fique disposta em um local que ofere?a prote??o contra o vento na entrada da casinha, o outro cuidado ? coloc?-la em posi??o tal que o sol incida sobre ela, preferencialmente na parte da manh?", indica o veterin?rio.

J? durante o ver?o, se necess?rio, mude a casinha para um local onde ela fique protegida do sol, pelo menos no per?odo da tarde, assim evita que seu animal fique exposto ao calor excessivo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF