Na Rede

Por

Das revistas para a web
Desenhos em quadrinhos se popularizam na internet e contaminam jovens cartunistas

Renata Cristina
Colabora??o
12/07/06

Os jovens cartunistas Rodrigo e Hilbert mostram uma das hist?rias que elaboraram para as tirinhas em quadrinhos da internet. Clique no ?cone ao lado!

Eles sa?ram das revistas em quadrinhos para conquistar uma legi?o de f?s na internet. Quem j? imaginou que personagens tradicionais de HQs iam se transformar em "caras moderninhos" que t?m at? suas hist?rias publicadas na web? ?. Pode acreditar. Alguns deles j? est?o com o rostinho na tela do computador. Desde super-her?is como o Homem-Aranha, o ?ncrivel Hulk, Batman e Robin, at? os vil?es, como Coringa e Lex Luthor, n?o querem perder o seu espa?o na Rede Mundial de Computadores.

O sucesso tamb?m pode ser visto em sites com hist?rias originalmente brazucas. ? o que acontece com o cartunista Andr? Dahmer que reproduz na internet suas tiras feitas para jornais. S? o seu site tem um acesso mensal de aproximadamente 80 mil visitantes, que j? baixaram 1,3 milh?o de hist?rias, enquanto navegavam pelo conte?do on-line.

O cartunista juizforano, Mozart Couto, tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente e j? aderiu ? moda dos quadrinhos on-line. Ele n?o v? desvantagens em public?-los para um p?blico irrestrito. "Essa ? uma forma interessante de dar 'uma for?a' aos quadrinhos, depois da queda que sofreu o mercado por causa da revolu??o da inform?tica". Em seu site, os internautas podem se deliciar com os trabalhos do artista, saber um pouco mais de sua carreira e fazer o downloads de hist?rias.

Segundo Mozart, as publica?es na internet modificaram o caminho das compras. "Um amigo respons?vel pelo site Nonarte diz que os leitores primeiro "baixam" as HQs do site e depois as compram impressas em papel", revela. Neste mesmo site citado por Mozart, h? um vasto conte?do da categoria, com cerca de 146 trabalhos de cartunistas de todo o pa?s. L?, o internauta tem diversas op?es de entretenimento, como a leitura de hist?rias, discuss?o em f?runs, al?m da compra das edi?es impressas.

No caminho inverso
H? um ano, os estudantes universit?rios Rodrigo Gon?alves e Hilbert Silva come?aram no ramo dos quadrinhos e a internet foi o primeiro ve?culo escolhido para mostrarem seu trabalho. "Nela, temos livre acesso, um p?blico sem limites geogr?ficos e n?o dependemos de grandes recursos financeiros", comenta Hilbert. Os jovens usam situa?es cotidianas para constru?rem "tiras de jornais", que nunca foram impressas. "Primeiro na internet, depois, quem sabe, em uma revista ou jornal", diz Rodrigo.

Para elaborar suas hist?rias do blog Pau e Pedra os rapazes se inspiraram na m?sica ?guas de Mar?o, de Tom Jobim. "Est?vamos em um momento dif?cil da vida e resolvemos mostrar isso de forma ir?nica e criativa", revela Hilbert. Como personagens, eles t?m a ?rvore, que segundo Rodrigo tem uma personalidade de ?rvore (se ? que isso ? poss?vel) e a pedra, uma fiel representante dos obst?culos na vida.

Apesar do in?cio do trabalho ter sido on-line, os garotos j? fisgaram alguns f?s virtuais. "H? pessoas que acompanham o blog e sempre enviam coment?rios, cr?ticas e sugest?es", revela Rodrigo. Para o futuro, os cartunistas pretendem criar um projeto denominado Amanh?, com enredos que falam sobre as incertezas no futuro.