Cuidados com as roupas de festa Especialistas d?o as dicas de como lavar e cuidar
das roupas com tecidos finos

Guilherme Ar?as
*Colabora??o
15/08/2007

Os preparativos para uma festa de casamento ou formatura geralmente come?am com meses de anteced?ncia. Entre os convidados, a principal preocupa??o est? nas roupas. Cada um quer aparecer com um vestido ou terno impec?vel e fazer o maior sucesso na festa.

Mas para que voc? n?o tenha problemas com as suas roupas nos momentos mais especiais, alguns cuidados devem ser tomados na hora de lavar essas pe?as. Por isso, o Portal ACESSA.com conversou com alguns especialistas de lavanderias da cidade para saber o que devemos, ou n?o, fazer com as roupas de festa.

O propriet?rio de uma lavanderia de Juiz de Fora, Mauro L?cio Cariato, acredita que roupas especiais devem receber tratamento especial, j? que existem alguns produtos espec?ficos que n?o s?o indicados para uso dom?stico. "Alguns tecidos devem ser lavados ? seco. Nesse tipo de lavagem, n?s usamos soventes qu?micos, diferente do processo de lavagem ? ?gua, em que usamos apenas ?gua e detergente", explica.

Ainda de acordo com Mauro, a lavagem ? seco pode provocar menos danos ?s fibras dos tecidos e a pessoa corre menos riscos de ter a roupa desbotada. Segundo outro profissional da ?rea de lavanderia, Marcelo Martins (foto), a lavagem ? seco deve ser realizada por uma pessoa que conhe?a todas as t?cnicas, j? que o uso errado pode acabar estragando a roupa.

foto de Marcelo Martins Mas se voc? n?o tem como fazer a lavagem ? seco, a dica ? lavar roupas finas apenas com ?gua e sab?o neutro. Tecidos como seda, cetim, musseline e gabardine n?o devem ser lavados na m?quina de lavar, principalmente na fun??o de centrifuga??o. A roupa n?o deve ser torcida e a secagem deve acontecer de forma natural, ? sombra, para evitar qualquer tipo de marcas ou deforma?es no tecido.

Para os casos de vestidos com forro em tecido diferente da parte de fora, a orienta??o ? lavar de forma separada. Se o forro for remov?vel, fica mais f?cil dar o tratamento mais adequado a cada tipo de tecido. Mas como geralmente os forros j? v?m costurados nas pe?as, como ? o caso do vestido de linho com forro de cetim, o importante ? tomar cuidado para que na hora da lavagem, os dois tecidos n?o entrem em contato, pois alguns t?m mais facilidade em soltar a tinta.

foto de um vestido foto de um vestido foto de um vestido

Tratamento diferenciado

foto de um casaco de couro Al?m dos tecidos finos, roupas com outros materiais deve ter cuidados especiais na hora da lavagem. ? o caso do couro, por exemplo. Diferente dos tecidos comuns, o couro deve ser lavado com uma esponja ?mida e sab?o neutro. A retirada do excesso de sab?o pode ser feita com um pano.

Algumas vezes ? interessante hidratar a o couro para evitar o ressecamento. Neste caso, se voc? n?o disp?e de um hidratante especial pr?prio, anote a dica de Marcelo: o hidratante corporal comum tamb?m pode ser usado em pe?as de couro, seja ele leg?timo ou sint?tico.

foto de um terno Roupas de algod?o, linho e poli?ster s?o as que mais soltam tinta. Por isso, a lavagem separada deve ser um cuidado a mais se voc? n?o quiser ver suas roupas manchadas.

"As pessoas t?m o costume de separar apenas as cores como o vermelho. Mas o verde claro e o azul c?u, por exemplo, tamb?m s?o cores que soltam muita tinta e devem ser lavadas separadamente", revela Marcelo.

Para os moletons pretos, a dica ? utilizar sab?o de coco ou usar pouco sab?o em p?, para evitar o desgaste. ? importante tamb?m n?o bater esse tipo de roupa na m?quina de lavar. J? as roupas brancas podem receber uma pequena quantidade de ?gua sanit?ria, junto com a ?gua e o sab?o.

Papel e caneta na m?o

Se voc? achava que sabia tudo sobre a melhor forma de lavar suas roupas, fique atento. Papel e caneta na m?o, porque as dicas a seguir podem deixar muitas donas de casa de queixo ca?do.

  • As roupas de festa, como vestidos, devem ser guardadas em cabides, para n?o serem marcadas. Em alguns casos, as dobras causadas pelo armazenamento em gavetas saem apenas depois que a pe?a for lavada.
  • Para retirar manchas de vinho tinto, pode-se deixar o local manchado de molho em vinho branco. A mancha n?o sai imediatamente, mas esse procedimento facilita a remo??o da sujeira na lavagem.
  • Caso um peda?o de chiclete agarre em sua roupa bem na hora da festa, n?o se desespere. Depois de tirar o excesso, voc? deve passar gelo no local, para que o chiclete endure?a e saia da fibra com mais facilidade.
  • Para as pessoas que gostam de pratos orientais, o molho shoyo pode ser o grande inimigo da sua roupa. Mas quando ocorrer esse incidente, o melhor a fazer ? pegar um pouco de gengibre e passar na mancha. A planta ajuda a retirar a gordura do molho shoyo.
  • Roupas de l? devem ser guardadas em sacos pl?sticos para evitar as famosas bolinhas, al?m de deixar o tecido livre da poeira.
  • Tecidos que sejam bordados com paet? podem ser lavados com ?gua, detergente neutro e um pouco de ?lcool. O ?lcool ajuda a tirar a gordura e deixa o paet? mais brilhante.
  • Muitos vestidos s?o perdidos por causa da barra, a parte que mais suja. Por isso, o vestido deve ser lavado por igual. N?o ? recomendado lavar apenas a barra, para que a pe?a n?o desgaste por igual.
  • Em lavagem de roupas com cores c?tricas, uma pitada de sal pode ajudar a manter as cores mais vivas.
  • Nunca deixe roupa de molho por mais de seis horas, mesmo que a ?gua seja trocada.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF