Hora de levantar a cabe?a Tupi perde o terceiro p?nalti no Campeonato e deixa chance de figurar entre os quatro fugir novamente. Os pr?ximos dois jogos s?o em Belo Horizonte

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
05/03/2007

Um p?nalti perdido, gols desperdi?ados e ansiedade foram os outros advers?rios do Tupi, al?m do Democrata GV que, bem armado, levou um ponto de Juiz de Fora e tirou dois do Tupi.

O empate, novamente em casa, por 1 a 1, deixou a equipe juizforana na oitava coloca??o, com 8 pontos e com o sinal de alerta ligado para os pr?ximos confrontos. Com gol de Leandro Guerreiro o Tupi mostrou novamente que domina, mas n?o cria com efici?ncia. Uma equipe que poderia estar tranq?ila na tabela, mas a m? pontaria tem sido a t?nica dos ?ltimos jogos e impede que o Galo voe mais alto na competi??o.

Com os resultados da rodada, a confus?o permanece na tabela e o Tupi continua a um ponto do quarto colocado e joga agora suas fichas em Belo Horizonte, contra Am?rica e Cruzeiro, precisando mais do que nunca voltar a vencer e mostrar na capital que o verdadeiro Tupi ? aquele do in?cio do campeonato.

O jogo

Foto do jogo treino do Tupi com Entrerriense O Tupi dominou e ousou bem mais nos minutos iniciais. Aos 30 segundos, o atacante Renato Santiago j? levava perigo. Aos sete minutos, ele novamente quase marcou ap?s bom passe de Santos e a conclus?o por cima do gol. Apoiado pela torcida, o gol parecia ser quest?o de tempo.

E era. A chance de ouro chegou aos 20 minutos. Com boa atua??o e movimentando bastante, o atacante Leandro Guerreiro, que entrou como titular no lugar de Felipe, fez quest?o de mostrar que briga pela titularidade. Em jogada individual pela direita, ele passou entre dois zagueiros e foi derrubado. P?nalti marcado pelo juiz.

Por?m o filme se repetiu, a cena de penalidades perdidas mais uma vez foi vista. Sidnei tirou do goleiro e do gol, bola na trave para o desespero da animada torcida Carij?.

O gol perdido n?o chegou a abalar a equipe juizforana que continuou com dom?nio, apesar que o Democrata nos contra-ataques tamb?m dava sustos e obrigava o goleiro Marcelo a realizar boas interven?es.

Aos 38, Renato provou que est? realmente vivendo uma mar? de azar. Ap?s receber cruzamento de Z? Carlos, ele errou o voleio e deitado, chutou a bola, passou por baixo do goleiro, mas desviou no calcanhar e n?o alcan?ou o gol.

Se a sorte est? longe de um, est? perto de outro. O atacante Guerreiro apareceu novamente aos 45 minutos e dessa vez resolveu tudo sozinho. Tupi 1 x 0.

Segundo tempo

Foto do jogo treino do Tupi com Entrerriense A disposi??o, mesmo que sem muita objetividade da primeira etapa, n?o esteve presente com o galo carij? na etapa final. O que se viu foi uma equipe ap?tica, sem inspira??o, longe daquela que venceu o Atl?tico e que realizou boas atua?es no in?cio da competi??o. O Democrata se aproveitou e, aos cinco minutos, Zotti, que entrou no intervalo, empatou a partida: 1 x 1.

O gol foi a senha para a torcida gritar pelo nome de Allan. O treinador Tita s? atendeu aos pedidos aos 15 minutos. O atacante entrou no lugar de Renato e Geraldo no lugar de Santos. Aos 24 seria a vez de Guerreiro ceder lugar para Felipe.

Com o resultado de empate, o Democrata ficou mais tranq?ilo e equilibrou o jogo enquanto meio campo e ataque do Tupi n?o se entendiam. A equipe de Governador Valadares ficou mais organizada, mas perdeu grande chance aos 32, quando D?nis, sozinho na marca do p?nalti, chutou rente ? trave direita de Marcelo.

O troco veio logo em seguida, aos 33. Allan disputou bola com o goleiro e a bola sobrou livre para Felipe que chutou fraco, com o goleiro vencido, e o zagueiro salvou e colocou para escanteio.

Aos 36, o zagueiro Samuel ainda foi expulso ap?s receber o segundo amarelo. Na cobran?a de falta, bola na trave do goleiro Marcelo. Aos 44 o Democrata ainda deu mais um susto com outro chute na trave e o Tupi saiu novamente sem a vit?ria.

Ficha t?cnica

Data: 04 de mar?o 2007

Local: Est?dio Radialista M?rio Hel?nio, Juiz de Fora - MG

Renda e p?blico: R$ 22.969,00 e 3.629 pagantes

Juiz: Ricardo Marques Ribeiro

Cart?es: Amarelos: Z? Carlos (Tupi), Leandro Guerreiro (Tupi), C?sar (Tupi) e Samuel (Tupi);Anderson Toto (Dem), Lucio (Dem) e Gleidson (Dem) Vermelho: Samuel (Tupi)

Gols: Leandro Guerreiro (1-0), aos 45 / 1? tempo, Zotti (1-1), aos 7 / 2? tempo.

Tupi: Marcelo, Z? Carlos, Cesar, Samuel e Jean; Chic?o, Santos (Geraldo aos 17? do 2?T), Gilson e Sidnei; Renato Santiago (Allan aos 17? do 2? T) e Leandro Guerreiro ( Felipe aos 24? do 2?T). T?cnico: Tita

Villa Nova: Reinaldo, Anderson Toto, Rancharia, Lucio e Henrique. Luiz Cl?udio(Hernandes, aos 30` do 2?tempo), Gleidson, Rodrigo Silva, Pedro Paulo(Denis, aos 17` do 2?tempo), Diego(Zotti, intervalo) e Amilton. T?cnico: Jos? Maria Pena


*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora