Desmanche do elenco do Galo Carij? Depois de elimina??o e movimento de greve dos jogadores,
90% do elenco ser? dispensado nessa ter?a-feira

Guilherme Oliveira e
Thiago Werneck
Colabora??o*
23/04/2007

Se as cores preta e branca do Tupi davam um colorido todo especial ao est?dio Salles de Oliveira, na manh? dessa segunda feira, dia 23 de abril, elas assumiram outras caracter?sticas. O campo de treinamento da equipe, durante a campanha do galo no Estadual, amanheceu vazio e com informa??o desencontrada da dispensa de todos jogadores.

Durante uma reuni?o da diretoria nessa tarde, ficou decido que 90% do plantel Carij? ser? dispensado nessa ter?a-feira, dia 24 de abril. "J? era previsto que alguns jogadores iriam sair, porque a s?rie C s? come?a em julho. E o que fez n?s radicalizarmos a decis?o foi o movimento de greve que os atletas fizeram. N?s n?o gostamos disso e por isso a decis?o foi tomada", declara o presidente da empresa que gere o clube, Ant?nio Braga.

Os nomes dos jogadores que deixam o Galo ser?o anunciados somente ap?s reuni?o da diretoria com os jogadores. A pouco mais de dois meses do in?cio do campeonato Brasileiro da S?rie C, o Tupi ter? que arrumar um novo plantel para disputar a competi??o. "Isso fica para reuni?es posteriores. Ainda n?o definimos a partir de quando a nova equipe ser? montada. O patrociandor continua e tem contrato at? o fim de 2007", explica Braga.

Apesar do contrato durar at? o fim do ano, ainda h? o medo de que a empresa n?o fa?a mais a gest?o do futebol do clube. Em editorial, o propriet?rio da empresa, Omar Peres explica: "(...) entendi que a elite da cidade n?o se interessa pelo que o esporte representa para a sociedade e , por isso, praticamente n?o contribui, salvo as exce?es (os patrocinadores que apoiaram o clube). Sozinho ? imposs?vel continuar. Sobretudo por isso, ? que deixo, a partir de hoje, a gest?o do futebol (...)".

Omar alegou "covardia" dos atletas pela reuni?o feita antes da partida contra o Cruzeiro. No est?dio, profissionais que trabalham no clube, assim como jogadores do time j?nior n?o sabem sobre o futuro, muitos nem sabiam do ocorrido. "Bem ou mal, a gente est? triste. N?o sei o que vai acontecer daqui para frente", afirma "Ti?o Papa", que exerce fun??o de apoio ao clube.

Pela manh?, apenas Johnny e Jean apareceram para pegar seus pertences. O treinador Z? Luiz tamb?m esteve presente. "Ainda n?o estou sabendo. Vamos nos reunir com a diretoria, nesta ter?a, para ver o que vai ser decidido. O meu trabalho era assumir o clube e consegui a classifica??o", explica o treinador.

O meia Geraldo, que ainda se recupera no departamento de fisioterapia do clube, ficou sabendo o ocorrido pela mat?ria publicada na ACESSA.com, no dia 20 de abril. "? complicado. O Tupi vinha bem, tive problemas de contus?o, ainda estou com dores no joelho. ? dif?cil, vamos ver com calma essa situa??o, se vamos continuar. Nessa hora ? melhor ficar quieto e n?o falar muito", diz o atleta.

Jogadores da equipe j?nior felizes e preocupados

Zagueiro C?zar Alegria mesmo, s? na conversa dos jogadores da equipe j?nior que estavam felizes pela oportunidade de terem atuado contra o Cruzeiro. Entre eles estavam Bruno, 18, e Douglas, 19. Braga confirmou que nas categorias de base n?o vai haver altera??o.

Mesmo com a elimina??o do clube, o fato de ter jogado um importante confronto, empolgou os jogadores. "Senti uma emo??o grande. Tentei dar o m?ximo, mas n?o tinha mais o que fazer", diz Douglas que entrou aos 25 minutos da etapa final. Para Bruno a sensa??o tamb?m foi a mesma. "Foi emocionante. Meu primeiro jogo como profissional", conta um pouco t?mido.

*Guilherme Oliveira e Thiago Werneck s?o estudantes de Comunica??o Social da UFJF