• Assinantes
  • Autenticação
  • Fim de Ano

    Aprenda a fazer caixas de Natal em MDFTemas natalinos dão um toque especial às caixas, que podem ser usadas para presentear e para organizar materiais diversos 

    Aline Furtado
    Repórter
    16/11/2009

    Natal é época de presentear amigos e familiares e, nessas horas, a embalagem faz toda a diferença. Que tal aprender a confeccionar uma caixa em MDF? O objeto serve para guardar o presente e pode ser usado, posteriormente, para organizar objetos diversos, como bijuterias, material de escritório, entre outras miudezas.

    Quem ensina a fazer é a artesã Elisângela Aparecida dos Santos. Ela afirma que o passo a passo é simples e não requer muita habilidade. "É importante destacar que, embora seja preciso esperar a secagem dos produtos aplicados, o processo não leva mais que uma hora."

    Para fazer a caixa, você vai precisar de:

    • Uma caixa em MDF em tamanho e formato de acordo com sua preferência;
    • Lixa fina para MDF;
    • Tinta branca comum;
    • Pincéis;
    • Tinta para artesanato nas cores de sua preferência (a artesã usou as cores vermelha e ouro para a parte externa e verde pistache para a interna);
    • Tesoura;
    • Guardanapo decorado;
    • Cola termolina leitosa;
    • Verniz acrílico brilhante.
    Passo a passo

    Primeiro, lixe toda a superfície interna e externa da caixa de MDF, deixando-a bem lisa. Em seguida, passe uma vez a tinta branca em toda a caixa. "Pode ser usada tinta de parede. Não é necessário ser específica para madeira." Ela acrescenta que podem ser dadas duas demãos. "O número de vezes que a pessoa aplica a tinta branca não interfere muito no resultado final." Deixe secar bem. O próximo passo é lixar a caixa até alisar toda a superfície.

    Lixando a caixa Aplicação da tinta branca Lixando a superfície branca

    Depois, deve-se passar uma demão de tinta para artesanato na cor de sua preferência sobre a tinta branca. Quando a tinta estiver bem seca, é hora de sobrepor outra cor. "Podem ser utilizados tons conforme o resultado esperado por quem está confeccionando." Deixe secar.

    Aplicação da tinta vermelha Aplicação da tinta ouro Cortando o desenho

    Em seguida, devem-se cortar os desenhos no guardanapo decorado. "Depois das figuras recortadas, é necessário retirar as duas camadas de trás do guardanapo, deixando apenas a camada onde se encontra o desenho. Caso a pessoa queira retirar somente uma parte, não faz diferença." A figura deve ser colocada sobre a tampa da caixa. Sobre a figura deve ser aplicada a termolina.

    Retirando as camadas Aplicação do desenho Colando o desenho

    O acabamento é feito com uma demão de verniz acrílico nas partes externa e interna da caixa. "Mas é preciso que a termolina já tenha secado antes da aplicação de verniz." Por fim, é só esperar secar e a caixa está pronta.

    Aplicação do verniz Caixa Parte interna da caixa

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.