• Assinantes
  • Autenticação
  • Fim de Ano

    Aprenda a fazer guirlandas com sementes e flores desidratadas Os materiais usados conferem um ar artesanal ao enfeite, que pode ser usado em portas, janelas e paredes, tanto interna quanto externamente

    Aline Furtado
    Repórter
    2/12/2010
    Guirlanda

    Para quem gosta de sair do aspecto tradicional, mas não dispensa a decoração de Natal, o Portal ACESSA.com dá a dica e ensina o passo a passo de uma guirlanda confeccionada com sementes e folhas desidratadas, o que confere um ar artesanal ao trabalho.

    "A ideia á trabalhar com produtos reciclados. Se pudermos aproveitar tudo, é certo que estaremos dando grande contribuição ao meio ambiente", ressalta a artesã Alcina Maria Viana.

    A grande vantagem das guirlandas é o fato de poderem decorar tanto ambientes internos quanto externos. É possível enfeitar portas, janelas ou até mesmo paredes. O significado desses ornamentos tem ligação direta com o nascimento de Jesus, já que decorar a casa com o item simboliza que, naquele lar, o 25 de dezembro é motivo de comemoração.

    Material
    • Um pedaço de mangueira de 40 cm de comprimento;
    • Um pedaço de nuvem de 5 cm x 1,20 cm;
    • Um pedaço de juta de 5 cm x 1,20 cm;
    • Sementes no formato arredondado;
    • Sementes no formato de flores ou estrelas;
    • Folhas desidratadas de tamanhos diferenciados;
    • 3 m de fita estreita, na cor desejada;
    • Tesoura;
    • Cola quente.

    Alcina explica que a nuvem, a juta, as sementes e as folhas desidratadas podem ser encontradas facilmente em armarinhos. Com relação à cor da fita, a escolha depende do gosto de quem vai confeccionar. "É possível usar as tradicionais vermelha, verde, dourada ou prata, mas quem gosta de inovar, pode ficar à vontade para usar outras cores." O custo aproximado do material é R$ 1,50*.

    Passo a passo

    Pegue o pedaço de mangueira, esquente uma das pontas e encaixe a outra, fechando um círculo. Enrole a nuvem ao longo de todo o círculo. Cole a ponta final com a cola quente. Sobre a nuvem, seguindo a mesma orientação, passe a juta por todo o círculo, como se estivesse encapando o objeto. Antes de começar a enrolar a juta, cole uma das pontas na nuvem. Ao final, cole a ponta que sobrou.

    O próximo passo é passar a fita de cetim por todo o círculo, colando a ponta inicial e a final. Depois de decorar a guirlanda com a fita, dê início à confecção das flores, que serão feitas de folhas desidratadas e sementes. Separe as flores em três grupos de três, sendo cada grupo de tamanho variado, começando do maior para o menor.

    Cole uma das folhas, de tamanho maior, em um dos pontos da guirlanda. "A dica é passar a cola quente apenas na parte de dentro, ou seja, no miolo da flor. Isso porque a ideia é deixar a flor mais aberta, menos presa à guirlanda." Continue colando as duas outras folhas de tamanho maior de forma aberta, sobrepostas, formando a flor. Repita os passos com as folhas de tamanho médio e com as folhas de tamanho menor.

    No centro da flor, cole uma semente redonda, que servirá como miolo. O número de flores para uma guirlanda do tamanho ensinado pode variar de cinco a sete. Para finalizar, cole as sementes em formato de flor ou estrela entre as flores já confeccionadas na guirlanda. No centro da semente, cole outra, de formato arredondado. Ao final, faça um laço com a fita de cetim em uma das partes da guirlanda, o qual servirá como gancho para pendurar.


    * Valor informado em dezembro de 2010.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.