• Assinantes
  • Autenticação
  • Fim de Ano

    Prepare a mesa e receba 2011 com estilo e alto astral Especialistas dão dicas sobre cores, utensílios e alimentos que devem ser usados para montar uma festa de confraternização de final de ano

    Aline Furtado
    Repórter
    30/12/2010
    Mesa de festa

    Fim de ano é época de celebração. Primeiro o Natal, quando se comemora o nascimento de Jesus. Passado o período natalino, é hora de pensar na virada do ano.

    As palavras de ordem da festa de Réveillon devem ser alegria, otimismo e, por que não, estilo e elegância? E, para preparar a mesa e receber familiares e amigos, é possível usar objetos encontrados em casa, como toalhas, mesa, guardanapos, talheres, velas, entre outros.

    De acordo com a proprietária de uma empresa especializada na organização de eventos e prestação de serviços de assessoria e cerimonial, Jacqueline Glauber, a escolha dos itens e das cores que serão usados depende do estilo da festa e do ambiente onde a mesma será realizada. "O importante é utilizar cores e itens que remetam ao bem estar e à alegria, afinal, o objetivo é celebrar."

    Segundo Jacqueline, o branco é a cor preferencial. "Outra cor que as pessoas têm usado muito, ultimamente, é o dourado, que confere brilho e luminosidade à confraternização." Contudo, quem opta pelo tradicional, fica com a cor prata, que garante um ar mais sofisticado e um visual mais clean. "Há quem prefira tudo em tons puxados para o branco, incluindo os talheres de prata e flores brancas."

    A proprietária de um buffet da cidade, Érica Queiroga, confirma que as cores mais pedidas são as combinações de branco com dourado e de branco com prata. "Outra tonalidade muito solicitada é o amarelo porque dizem que atrai dinheiro."

    Para quem opta pelo uso de cores conjugadas com o branco, as mesmas podem vir nos talheres, nos pratos ou nas flores. "Indico rosas, que são baratas, e gérberas, que trazem tons vibrantes", aponta Jacqueline. Uma boa dica para a festa é fazer um degradê de cores, indo, por exemplo, do azul ao amarelo. Além disso, segundo ela, além das toalhas de mesa, é interessante fazer uso de caminhos.

    Se a festa será realizada em um ambiente externo, ao ar livre, a dica de Jacqueline é usar um mix de cores fortes, como rosa, laranja e amarelo, além do tradicional branco. "Claro que a cor escolhida vai depender do anfitrião, afinal, cada uma tem um significado, podendo remeter à paz, ao amor, à esperança e por aí vai."

    O que servir e comer

    Os alimentos também são importantes elementos de composição das mesas, podendo conferir cores e auxiliar na decoração. Entre as indicações está o arroz com lentilha, que, segundo os supersticiosos, traz sorte, além da carne suína, como lombo e pernil. "Dizem que comer aves não traz boa sorte porque são animais que ciscam para trás. Já o porco, ele mexe nos alimentos usando o focinho, sempre para frente. Com isso, comer carne suína seria uma forma de alavancar a vida", explica Jacqueline.

    As pessoas, hoje em dia, estão usando mesclar alimentos salgados e doces, como no caso de carne salgada com molho de laranja ou abacaxi, ou lombo decorado com ameixas e morangos. Outro item muito indicado, tanto pelo poder nutritivo quanto pelo aspecto decorativo, devido às cores, é a salada tropical, que pode conter alface, palmito, manga, ameixas e cereja, entre outros alimentos. Érica lembra, ainda, que a mesa de frios, que pode trazer vários tipos de queijos, pastas, patês, além de frutas, é uma boa pedida.

    Repondo as energias

    Juntamente com sobremesas como sorvetes e mousses, a mesa deve ser farta em frutas, que auxiliam na reposição das energias para começar bem o ano de 2011. "Não podem faltar uvas e romãs, que são usadas por muitas pessoas para fazer simpatias que buscam garantir bons fluidos no novo ano", pondera Jacqueline.

    Ela lembra que as festas estão cada vez mais longas, muitas indo até o amanhecer do dia 1º de janeiro, por isso, é interessante servir o café da manhã, com muitos sucos refrescantes, como abacaxi com hortelã, por exemplo.

    Mesa de frios Arranjo com gérberas Mesa de frios
    Velas e balões

    Dois itens que podem dar importante contribuição à decoração da mesa e do espaço como um todo são as velas e os balões. No caso das velas, elas trazem um ar de sofisticação e aconchego ao ambiente. Já com relação aos balões, Jacqueline ensina que é possível fazer bonitos nichos, utilizando três ou quatros balões. "Podem ser usados em formatos variados, além das bolas texturizadas", ressalta Jacqueline.

    Atenção às crianças

    Quando a festa vai contar com a presença de crianças, Jacqueline lembra que é importante que haja alimentos e espaço dedicado a elas. "O interessante é sair do cardápio que tem batata frita, hambúrguer e pizza. Com isso, é possível servir tortas, como a de palmito, crepes, além de disponibilizar queijos e pastas coloridas, que chamam a atenção da meninada."

    As guloseimas, como balas e doces, não podem ser esquecidas, sendo servidas junto com sobremesas leves, como mousse de maracujá, manga ou chocolate. Além disso, Jacqueline afirma que as crianças devem curtir a festa assim como os adultos. Para garantir a diversão da meninada, é possível montar pequenas ilhas com brinquedos variados.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.