Terça-feira, 27 de novembro de 2012, atualizada às 12h

Programação natalina de JF será lançada com cantata de crianças no CCBM

Da Redação
Decoração de Natal

A programação natalina da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) será lançada na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, com a tradicional Cantata de Natal, que irá reunir 270 crianças e adolescentes na praça Antônio Carlos, Centro. A novidade deste ano é a regência e atuação do grupo Trupiacada, com a participação da cantora Valéria Bortz.

O evento ocorre a partir das 20h, quando também será inaugurada a iluminação especial dos prédios do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), que organiza os eventos.

Além disso, outros locais da cidade já estão recebendo decoração natalina, como o parque Halfeld, o calçadão da rua Halfeld e a própria praça Antônio Carlos, onde está sendo instalada a Casinha do Papai Noel. Acompanhada por 12 duendes e da Mamãe Noel, o bom velhinho irá receber o público de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A Casinha ficará aberta à visitação até o dia 24 de dezembro, nas dependências do CCBM. Ainda no mesmo local, a exposição A criança e o Natal encontra-se em cartaz na Galeria Narcisse Szymanowski, com fotografias enviadas por moradores da cidade.

Cantata

A Cantata de Natal deste ano irá contar com a participação de alunos de seis Curumins da cidade, localizados na Vila Olavo Costa, São Benedito, Santa Luzia, São Pedro, Santa Rita e Benfica. Das 15 canções escaladas, 11 são inéditas no repertório natalino, entre elas: Brilha o novo Sol (Fernando França), Pedido (Laura Delgado), O amor (Fábio Jr.), Magamalabares (Marisa Monte e Carlinhos Brown), Coração civil (Milton Nascimento), Feliz milênio novo (autor desconhecido), Vem que está chegando o Natal (versão de Aline Barros), Hoje tem espetáculo (Parlapatões), Estrela, estrela (Vitor Ramil) e Estrelinha (domínio público).

Além disso, a apresentação terá a faixa instrumental de abertura Trupifolia, do Trupicada, que conta com César Demolinari, Livia Gomes e Marcelo Carvalho nos vocais, Amanda Martins na flauta e nos vocais, Felipe Tavares na gaita e nos vocais, Beto Grizendi na guitarra, Daniel Lovisi no violão, Pedro Crivellari na bateria e Victor Rozeni no baixo. Faixas como Sino de BelémNoite felizBoas festas (Assis Valente), É NatalÔ de casa (Ivan Lins) completam o set.

Economia no orçamento

De acordo com a Funalfa, apesar da tradicionalidade, como medida de economia, neste ano não haverá outros tipos de decoração pela cidade. Iluminação nos corredores centrais de tráfico e em bairros, árvores de Natal também nos bairros e outras iniciativas foram poupadas no orçamento do órgão para a contenção de gastos. A única via que será iluminada é o Calçadão da Halfeld. "Estamos utilizando materiais aproveitados da decoração do ano passado. Não contratamos decoradores, como é feito anualmente, e estamos com um responsável. O restante está sendo feito pelos próprios funcionários da Funalfa", informa a assessoria. A previsão é que o orçamento seja divulgado na próxima terça-feira, 4. Em 2011, a decoração de Natal da PJF foi orçada em R$ 450 mil.

Confira a programação de Natal completa

  • Cantata de Natal

- Dia 3, às 20h, na Praça Antônio Carlos (Centro): Coral dos Curumins com a banda Trupicada;

  • JF em Canto

- Dia 13, às 19h, no Ginásio do Sport Club (avenida Rio Branco, 1.303): Coral de alunos da rede pública de ensino;

  • Casinha do Papai Noel

- Visitação lúdica ao Bom Velhinho e seus Duendes encantados;

  • Exposição A criança e o Natal

- De 4 a 24 de dezembro: Fotos enviadas por moradores de Juiz de Fora;

Horário de visitação: De segunda a sexta, das 10h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 16h - Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM/avenida Getúlio Vargas, 200;

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Programa??o natalina de JF ser? lan?ada com cantata de crian?as