Feiras de Natal já começam a funcionar em Juiz de Fora

Além da diversidade de produtos, alguns bazares irão reverter sua renda à ajuda para projetos que beneficiam entidades e pessoas carentes

Andréa Moreira
Repórter
23/11/2012
Feiras de Natal

A pouco mais de um mês para o Natal, as feiras de Juiz de Fora já começam a apresentar os produtos relacionados com esta época do ano. A criatividade dos artesãos, mais uma vez, ultrapassa os enfeites tradicionais e apresenta produtos nos mais diversificados materiais para atender todos os tipos de gostos.

O espírito natalino também está presente em muitas destas feiras, pois algumas irão reverter o dinheiro arrecadado para a ajuda a projetos sociais. Confira a relação de algumas feiras que já estão em funcionamento.

Intecoop

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza até o dia 5 de dezembro, a Feira de Natal no Museu do Crédito Real, localizado na avenida Getúlio Vargas, 455, no Centro. A feira, que funciona das 8h às 19h, reúne 26 pequenos grupos de agricultores e de artesãos, formais e informais. Além de vários enfeites natalinos, quem for ao local também irá encontrar mel, doces caseiros e artesanatos de barro, pano, crochê, telha, madeira e material reaproveitado, como pufes feitos de garrafas PET. A partir do dia 6 de dezembro, até o dia 22, a feira da Intecoop irá funcionar na galeria do Banco do Brasil, no calçadão da Halfeld.

Casa da Menina Artesã

Pelo sétimo ano consecutivo, a Casa da Menina Artesã da AMAC expõe seus produtos na Feira de Presentes e Decoração de Natal do Lar do Caminho. O evento ocorre no Ritz Hotel, na avenida Rio Branco, 2.000, no Centro até o próximo domingo, 25 de novembro. Nesta sexta-feira, 23, os visitantes podem conferir os artesanatos até às 21h. Já no final de semana, o horário será de 10h às 20h. Ao todo, cerca de mil produtos, sendo 150 com motivos de Natal, estão presentes no espaço. As opções vão desde quadros bordados com presépios, até guirlandas e mobiles. A Casa da Menina Artesã irá doar ao Lar do Caminho 12% de toda a renda obtida com as vendas.

Bazarte – arte, artesanato e cultura

Ente os dias 12 e 22 de dezembro, acontecerá, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na avenida Getúlio Vargas, 200, mais uma edição do Bazarte. A feira irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábado e aos domingo, das 10h às 16h. O evento irá contar com a participação de 12 projetos sociais, além de seis artesãos que foram especialmente convidados para participar. "Ao todo serão 18 stands, com produtos natalinos, além de alimentos, fantoches, brinquedos, bonecas de pano e muito mais," destaca a administradora do CCBM, Fátima Fonseca de Resende. A coordenadora também ressalta uma novidade da feira: "teremos um local reservado para quadros de artistas plásticos de Juiz de Fora. Sendo que o valor máximo será de R$ 100." Além dos artesãos locais, a Bazart também terá a presença de artistas de Liberdade e Cataguases.

Mosteiro Santa Cruz

As feiras do Mosteiro Santa Cruz também já estão expostas na portaria do prédio. Dentre os produtos confeccionados estão presépios, guirlandas, cartões, bloquinhos de anotação, geleias e doces. A feira pode ser conferida na rua Professor Coelho e Souza, 95, no bairro Paineiras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. A renda das vendas será revertida para os projetos sociais do mosteiro.

Movimento Familiar Cristão

Também já está em funcionamento a feira do Movimento Familiar Cristão em parceria com o Instituto da Família. Guirlandas, brinquedos, doces, panos de prato e artesanatos de miçangas e biscuit ficarão expostos até o dia 24 de dezembro, na rua Espírito Santo, 875, no Centro, das 9h às 18h.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

A partir do dia 1º de dezembro, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário inicia a feira de produtos natalinos. O evento, que segue até o dia 18 do mesmo mês, será na avenida Presidente Itamar Franco, 885, no Centro, das 9h às 17h. "Toda a renda é revertida para as obras assistenciais da Igreja," explica a coordenadora da feira, Maria Lúcia de Moura Costa.

Instituto de Difusão Espírita

Outra feira, que também irá destinar toda a verba arrecadada para projetos sociais, é a do Instituto de Difusão Espírita, como destaca o diretor do Departamento Doutrinário, Marco Antônio Correa. "O dinheiro das vendas será empregado na compra de medicamentos, os quais são distribuídos para a população carente da cidade." A abertura ocorre na próxima terça-feira, 27 de novembro, e segue até a véspera de Natal. O bazar funciona das 14h às 20h, na sede do Instituto, na rua Torreões, 210, Santa Luzia.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Feiras de Natal j? come?am a funcionar em Juiz de Fora