Books fotográficos são alternativa para recordação de animais de estimação Ensaios podem ser feitos ao ar livre, em estúdio, com a presença de pessoas e custam a partir de R$ 280

Victor Machado
*Colaboração
9/12/2011

O mercado pet tem crescido a cada ano com novidades para os donos. Uma delas é o book fotográfico para animais. Tradicional entre crianças e adolescentes, os ensaios têm tomado conta do mundo animal. De acordo com a produtora de um estúdio de fotográfico de Juiz de Fora, Juliana Cetrim, os books surgiram como uma alternativa para guardar recordações do animal de estimação. "Eles não costumam viver muito tempo, então, é uma maneira de eternizar essa relação, já que fazem parte da família, hoje em dia."

Juliana comenta que a procura por esse serviço já começa a se equiparar ao número de books feitos de pessoas. "A procura ainda é maior para ensaios para pessoas, mas já temos um mercado bastante satisfatório." Segundo ela, os donos de cachorros são os que mais procuram o produto.

O cliente tem diversas possibilidades para fazer um ensaio para o animal de estimação. Os books podem ser feitos dentro de um estúdio ou ao ar livre, com a participação de pessoas ou não, e até mesmo com adereços. De acordo com Juliana, as fotos tiradas ao ar livre captam com mais essência a personalidade do animal. "Dá mais liberdade para correr, brincar e com isso as fotos ficam mais espontâneas."

Essa espontaneidade é o principal desafio para os fotógrafos durante um ensaio feito com animais. "A grande dificuldade é que os animais não param nunca e é preciso ficar disparando o tempo todo para captar boas imagens. Alguns são ensinados e, assim, fica mais fácil controlar, mas o bom é que eles não percebem que estão sendo fotografados e alguns até se distraem e brincam com a própria câmera."

Dicas para os donos

Juliana dá algumas dicas para os donos que pretendem fazer um book de seu animal. Segundo ela, é importante passear com o animal antes da sessão de fotos para descarregar as energias, fazer com que ele urine antes do ensaio, levar água e algum petisco que o animal goste para facilitar com que ele olhe para a câmera. Se o animal não é muito sociável, é importante que a equipe que fará as fotos tenha algum contato com ele antes do ensaio.

A sessão fotográfica dura, em média, duas horas. "Depois de uma hora e meia, os animais já começam a ficar cansados e impacientes." Os pacotes podem ser de 30 ou 50 fotos, com até dois pets e duas pessoas e custa a partir de R$ 280. Depois de tiradas, as fotos são tratadas e a pessoa pode selecionar as melhores. Os ensaios não são exclusivos para cachorros. Juliana afirma que já fotografou cavalos, juntamente com a fotógrafa Lara Magalhães, e deve fazer um book com um gato, futuramente. Os donos dos animais têm liberdade para levar objetos e roupas para serem utilizadas durante a sessão de fotos.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.