Books fotogr?ficos s?o alternativa para recorda??o de animais de estima??o Ensaios podem ser feitos ao ar livre, em est?dio, com a presen?a de pessoas e custam a partir de R$ 280

Victor Machado
*Colabora??o
9/12/2011

O mercado pet tem crescido a cada ano com novidades para os donos. Uma delas ? o book fotogr?fico para animais. Tradicional entre crian?as e adolescentes, os ensaios t?m tomado conta do mundo animal. De acordo com a produtora de um est?dio de fotogr?fico de Juiz de Fora, Juliana Cetrim, os books surgiram como uma alternativa para guardar recorda?es do animal de estima??o. "Eles n?o costumam viver muito tempo, ent?o, ? uma maneira de eternizar essa rela??o, j? que fazem parte da fam?lia, hoje em dia."

Juliana comenta que a procura por esse servi?o j? come?a a se equiparar ao n?mero de books feitos de pessoas. "A procura ainda ? maior para ensaios para pessoas, mas j? temos um mercado bastante satisfat?rio." Segundo ela, os donos de cachorros s?o os que mais procuram o produto.

O cliente tem diversas possibilidades para fazer um ensaio para o animal de estima??o. Os books podem ser feitos dentro de um est?dio ou ao ar livre, com a participa??o de pessoas ou n?o, e at? mesmo com adere?os. De acordo com Juliana, as fotos tiradas ao ar livre captam com mais ess?ncia a personalidade do animal. "D? mais liberdade para correr, brincar e com isso as fotos ficam mais espont?neas."

Essa espontaneidade ? o principal desafio para os fot?grafos durante um ensaio feito com animais. "A grande dificuldade ? que os animais n?o param nunca e ? preciso ficar disparando o tempo todo para captar boas imagens. Alguns s?o ensinados e, assim, fica mais f?cil controlar, mas o bom ? que eles n?o percebem que est?o sendo fotografados e alguns at? se distraem e brincam com a pr?pria c?mera."

Dicas para os donos

Juliana d? algumas dicas para os donos que pretendem fazer um book de seu animal. Segundo ela, ? importante passear com o animal antes da sess?o de fotos para descarregar as energias, fazer com que ele urine antes do ensaio, levar ?gua e algum petisco que o animal goste para facilitar com que ele olhe para a c?mera. Se o animal n?o ? muito soci?vel, ? importante que a equipe que far? as fotos tenha algum contato com ele antes do ensaio.

A sess?o fotogr?fica dura, em m?dia, duas horas. "Depois de uma hora e meia, os animais j? come?am a ficar cansados e impacientes." Os pacotes podem ser de 30 ou 50 fotos, com at? dois pets e duas pessoas e custa a partir de R$ 280. Depois de tiradas, as fotos s?o tratadas e a pessoa pode selecionar as melhores. Os ensaios n?o s?o exclusivos para cachorros. Juliana afirma que j? fotografou cavalos, juntamente com a fot?grafa Lara Magalh?es, e deve fazer um book com um gato, futuramente. Os donos dos animais t?m liberdade para levar objetos e roupas para serem utilizadas durante a sess?o de fotos.

*Victor Machado ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da Faculdade Est?cio de S?

Os textos s?o revisados por Tha?sa Hosken