Juizforanos disputam Brasileiro de Gin?stica de Trampolim S?o 28 atletas de Juiz de Fora que embarcam para
o Rio Grande do Sul no final de maio

Thiago Werneck
Colabora??o*
08/05/2007

Os ginastas de Juiz de Fora est?o sonhando alto. Os melhores competidores da cidade viajam para Santa Cruz do Sul (RS) para brigar pelo t?tulo brasileiro e por uma vaga no Mundial que acontece em Quebec, no Canad?. O esporte ? diferente da gin?stica Ol?mpica e se divide em tr?s modalidades: trampoli, tumbling e duplo mini trampolim.

A competi??o nacional vai ser disputada por categorias separadas por sexo e idade. Pr?-infantil (10-11), infantil (11-12), Infanto-juvenil (13-14), Juvenil (14-15 anos) e adulto para as demais idades. Os quatro melhores de cada uma das categorias se classificam para o Mundial, com duas exce?es. Na adulto classificam-se apenas ginastas que tenham entre 16 e 17 anos. J? a categoria infantil n?o ? disputada no Mundial.

Os atletas com 18 anos ou mais podem se classificar para o Mundial pela elite, ou categoria principal, que ter? seletiva no segundo semestre. De Juiz de Fora, Thiago Rom?o, tri-campe?o brasileiro da categoria e Ricardo Machado s?o favoritos para pegarem duas das quatro vagas brasileiras na categoria. Eles tamb?m disputam a categoria adulta no Rio Grande do Sul.

S?o duas as equipes que disputam o Brasileiro, de 31 de maio ? 3 de junho, por Juiz de Fora. Uma delas ? treinada por D?ber Zambelli (foto acima) e a outra por seu irm?o, Wanderson Zambelli. Os dois acreditam em um bom desempenho e esperam que a cidade tenha 15 representantes selecionados para o Mundial, atrav?s desse campeonato. Hoje cerca de 380 atletas praticam Gin?stica de Trampolim na cidade. Desses 28 embarcam para o Sul do pa?s no fim do m?s.

O esporte

Na categoria de trampolim o atleta pula em uma cama el?stica fazendo sua apresenta??o. No duplo-mini trampolim o aparelho para o salto s?o duas camas el?sticas menores que tamb?m valorizam a t?cnica dos movimentos. O tumbling ? tido como um tipo de prova solo. O Ginasta se apresenta sobre uma passadeira de 40 metros de comprimento por 1,5m de largura, que fica a 30cm do solo, com um mecanismo que os impulsiona para o alto, deixando atleta mais tempo sem contato com aparelho.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora