Sábado, 13 de agosto de 2011, atualizada às 11h30

Museu Ferroviário abre concurso cultural para alunos do ensino fundamental

Da Redação
Trem

Em comemoração ao aniversário do Museu Ferroviário de Juiz de Fora – Estação Arte, que neste mês completa 8 anos, a instituição promove o sexto concurso cultural para alunos do ensino fundamental da rede de ensino de Juiz de Fora.

As inscrições já estão abertas e seguem até 9 de setembro. O concurso intitulado Viaje neste Trem convida os estudantes a uma "viagem imaginária", a ser relatada por meio de uma história em quadrinhos. O objetivo é estimular a reflexão sobre o trem como meio de transporte que possibilita o deslocamento no espaço geográfico, a exploração de novos territórios e o intercâmbio cultural.

Os autores das sete melhores histórias em cada uma das categorias serão premiados com uma viagem a Tiradentes e São João del-Rei, incluindo passeio de Maria Fumaça entre as cidades. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão a ser indicada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e Secretaria de Educação (SE).

Os ganhadores também receberão certificados de premiação e terão seus trabalhados reproduzidos em um jogo de memória que será confeccionado pela Funalfa. Posteriormente, o material será distribuído às escolas e aos alunos participantes, bem como a outros centros artísticos e culturais da cidade. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos na escola, em folha-modelo disponibilizada no Museu Ferroviário, que fica na avenida Brasil, 2001, Centro, e no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), onde está disponível o regulamento do concurso.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken