Oficina de desenho desperta gosto pela arte Crian?as carentes desenvolvem o potencial para o desenho. Aprendem, entre outras t?cnicas, o mang?, que ? o g?nero dos quadrinhos japoneses


Daniele Gruppi
Rep?rter
28/08/2008
Interatividade:

O estudante Denner Ferreira Paulino, 13 anos, cultiva desde os sete o gosto pelo desenho. "Sempre que estou parado, sem fazer nada, come?o a desenhar. Meu sonho ? me tornar um artista", conta.

Douglas Pereira, 12, tamb?m adora desenhar e coleciona todos os trabalhos que produz em uma pasta. "Quando comecei a fazer ilustra?es, colocava tudo dentro do caderno, mas a minha m?e brigava comigo. Juntei dinheiro para comprar uma pasta e guardo os desenho nela agora".

Para desenvolver-se na arte, os meninos se inscreveram no Projeto Social de Refor?o, promovido pela Igreja do bairro Bairu, com o objetivo de participarem da oficina de desenho. Coordenada pelo desenhista Alberto Pinto, cerca de 25 crian?as carentes freq?entam as aulas.

Alberto explica que o desenho ? uma forma de comunica??o. "Desenhar ? humano. A primeira forma de express?o que as crian?as utilizam ? o desenho. Depois, quando entram na escola, perde-se um pouco desse h?bito, pois as crian?as aprendem a escrever. S? que n?o ? preciso trocar as formas de comunica??o, pode-se aliar as duas".

Segundo o artista, quando se fala em desenho as pessoas pensam em uma obra-prima, como a Monalisa. "Por isso, mostro aos meninos as obras de Picasso. T?m umas que s?o rabiscos e s?o valorizadas". Muitos garotos que est?o na oficina n?o acreditam no seu potencial. "Eles dizem que n?o sabem fazer e eu os digo: 'continuem'. Costumo passar o l?pis por cima do desenho deles para mostrar o quanto est? bom".

Foto de porta-l?pis Foto de porta-l?pis Foto de porta-l?pis

Para ele, desenhar ? parecido com a matem?tica. "Ensino as quatro opera?es b?sicas: soma, subtra??o, multiplica??o e divis?o. Mesmo o desenho mais complexo, acaba caindo nelas. Por exemplo, para fazer uma rosa, alio a forma de uma chave dentro de uma espiral".

Ele diz que atrav?s do desenho ? poss?vel ver se os baixinhos est?o com algum problema, pois eles exprimem seus sentimentos no papel. "T?m pais que podam os filhos. ?s vezes, a crian?a faz um desenho, entrega para a m?e e ela o rasga".

A oficina

Alberto, nas primeiras aulas, avalia o potencial de cada um. "Passo atividade para colorir ou desenho livre. Geralmente, escolho trabalhar com personagens de desenho animado para atrair a aten??o dos garotos".

Depois o desenhista come?a a ensinar o esquema corporal. Ele orienta como fazer as m?os, os olhos, o nariz, dentre outras partes. Depois, ensina um pouco sobre o mang?, que ? o g?nero de quadrinhos japon?s (foto acima ao centro e ? esquerda).

Foto de porta-l?pis Foto de porta-l?pis Foto de porta-l?pis

O mang?, atualmente, est? inspirando tend?ncias no Brasil. Alberto comenta que at? o Maur?cio de Souza, criador da Turma da M?nica, est? seguindo a linha japonesa. Ele criou os personagens da turminha jovem no formato mang? e est? conquistando os adolescentes.

Para Alberto, os personagens no molde de mang? s?o mais expressivos. Ele afirma tamb?m que o desenho do corpo humano ? mais simplificado. Ap?s passar pelo mang?, o artista aborda os cartoons, charges e a humaniza??o de animais. S? depois come?a a trabalhar com tonalidade, profundidade e sombreamento. O estudante Cleiton Brian, 9 anos, confessa que quer saber desenhar tudo o que ele pensar.

Alberto tamb?m promove oficina de desenho pelo projeto Biblioteca Viva, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (Avenida Get?lio Vargas, 200). O trabalho, que acontece h? seis meses, de forma experimental, tem conseguido ampliar o interesse e o gosto tamb?m pela leitura.