Seguran?a eletr?nica De alarmes a c?meras de monitoramento, empresas aderem a recursos tecnol?gicos para inibir os assaltantes

Renato Costa
Colabora??o*
09/02/2006

Se o avan?o das tecnologias tem como objetivo facilitar a vida do homem, as empresas de seguran?a eletr?nica t?m o intuito de dificultar a vida dos ladr?es. Hoje em dia, ? dif?cil n?o encontrar um estabelecimento comercial, por menor que seja, sem um sistema de vigil?ncia.

De alarmes a c?meras de monitoramento via sat?lite, as empresas de vigil?ncia aderem aos recursos de alta tecnologia, para garantir que o patrim?nio esteja livre de assaltos.

O que era praticamente terreno dos estabelecimentos comerciais, hoje, encontra novos clientes. "O n?mero de clientes residenciais ? praticamente o mesmo de clientes comerciais", comenta Emerson Rodrigues, supervisor comercial de uma empresa de seguran?a.

O primordial da seguran?a ? o alarme, segundo ele. "Al?m do dispositivo sonoro, este equipamento envia v?rias informa?es sobre o local onde est? instalado, inclusive se o cliente est? agindo sob coa??o de um criminoso", ressalta.

Sensores

O equipamento de seguran?a eletr?nica utiliza sensores infravermelhos, que detectam movimento e calor. Com o desenvolvimento da sua tecnologia, os problemas com alarmes disparados acidentalmente pela presen?a de pequenos animais foi resolvido. "Hoje, os sensores conseguem calcular a massa corp?rea do objeto detectado, evitando disparar o 'falso alarme', como ? chamado", explica.

Foto de Eug?nio Rodrigues Cercas el?tricas tamb?m podem fazer parte do pacote de seguran?a em uma resid?ncia. Por?m, a empresa s? deve realizar a instala??o do equipamento se o muro tiver no m?nimo 2,2 metros de altura que, segundo Emerson, ? determinada atrav?s de Lei Municipal.

Caso a cerca n?o esteja nos padr?es estabelecidos e algum acidente ocorra, o propriet?rio do equipamento e a empresa de seguran?a ter?o que responder na Justi?a.

As c?meras s?o outros artif?cios da tecnologia de seguran?a, mas n?o faz o papel do alarme, sendo mais um aux?lio no trabalho. "Ela contribui para o monitoramento do local, mas n?o faz a fun??o do alarme, que ? inibir o assaltante", diz Eug?nio Rodrigues (foto), diretor de uma empresa de seguran?a.

A GPRS, um sistema de comunica??o via sat?lite, ? outro artif?cio tecnol?gico. "No caso do assaltante cortar os fios telef?nicos, que s?o normalmente usados no monitoramento, n?o acontecer? nada se for utilizada a tecnologia GPRS, pois os dados n?o precisam da linha telef?nica para chegar ? central", explica Eug?nio.

A seguran?a eletr?nica ? oferecida atrav?s de pacotes, que v?o desde o monitoramento b?sico at? a possibilidade de controle ? dist?ncia da casa, travando ou abrindo portas, e acendendo luzes. Mas cuidados como pedir a um vizinho para recolher a correspond?ncia, avisar a PM quando for viajar por longos per?odos s?o essenciais para que a sua casa esteja segura.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Jornalismo da UFJF