Como reciclar o lixo dom?stico Aproveite o lixo produzido em sua casa para criar objetos utilit?rios
e pe?as decorativas. A natureza agradece!

Renata Cristina
Rep?rter
08/02/2007

Caixas de leite, garrafas de refrigerante, latas de sardinha, vidros de maionese. Se pensarmos nos destinos destes objetos, temos uma resposta certa: lixo! Mas com um pouco de criatividade e consci?ncia ambiental ? poss?vel reaproveitar quase todo o lixo produzido em sua casa.

S? para se ter uma id?ia do benef?cio que voc? far? ? natureza, avalie: uma lata de refrigerante leva 10 anos para se degradar no meio ambiente. A madeira pintada leva cerca de 13 anos, enquanto que cordas de nylon precisam de 30 anos para chegar a decomposi??o.

As recordistas s?o as garrafas pet, compostas de um pl?stico que precisa de, no m?nimo, 100 anos para a degrada??o. O alum?nio ? outro vil?o da lista de impacto ambiental e leva cerca de 200 a 500 em sua decomposi??o.

Se estes motivos ainda n?o te convenceram da import?ncia da reciclagem, pense que, retirando esses itens do meio ambiente, voc? diminui a polui??o do solo, da ?gua e do ar. ? poss?vel tamb?m prolongar a vida ?til dos aterros sanit?rios e melhorar a produ??o de compostos org?nicos.

No que diz respeito ao impacto social, quando voc? separa o lixo adequadamente, gera empregos para parte da popula??o, que vive do recolhimento desses res?duos. Al?m disso, aumenta a receita com a comercializa??o dos recicl?veis. Convencido? M?os ? obra!

Crie objetos

Quase todo o "lixo seco" pode ser reaproveitado dentro de casa. Segundo o coordenador do setor de educa??o ambiental do Demlurb, Alvair da Silveira (foto ao lado), a coleta seletiva em Juiz de Fora garante que 16 toneladas de lixo sejam recicladas por m?s. Todos os materiais recolhidos s?o utilizados na Usina de Reciclagem, para a produ??o de itens como vassouras, cadeiras, porta-l?pis, entre outras inven?es.

Para fazer da sua casa uma "pequena usina" recolha itens recicl?veis, como papel?o, jornal, revista, impressos, rascunhos, envelopes, guardanapos, frascos de vidro, tampas de garrafa, embalagens de leite, biscoito... e deixe sua imagina??o mandar.

Com as garrafas pet, voc? pode fazer vassouras, puffs, cortina e at? uma ?rvore de Natal. Com as tampas de latinha, d? para fazer uma bolsa ou bonecos de alum?nio. Quem gasta muito papel em casa pode fazer massas com cola, criar esculturas e reverter potes de vidro. D? tamb?m para fazer embalagens para presente, com o papel reciclado.

Foto de um caminh?o
reciclado Foto de um escultura
reciclado Foto de um
vaso de flor reciclado

Sabe aquele gal?o de ?gua filtrada? Pode virar um filtro cheio de arte! ? s? pint?-lo com restos de tinta e colocar uma torneira nele. O que fazer com os vidros? Voc? pode reutiliz?-los para guardar mantimentos e at? transform?-los em uma lembrancinha para anivers?rio de crian?as, com balas, doces e brinquedos. Nessa hora, vale colocar um boneco de biscuit ou algum forro na tampa, com o tema da festa.

Foto de um abajur
reciclado Foto de um de v?rios materiais
reciclados Foto de um pet recortada como cortina
Para quem n?o curte artesanato

Quem n?o tem tempo, prazer ou vontade de reutilizar esses objetos tamb?m pode dar sua contribui??o. ? s? separar o lixo seco, ou seja, aquele lixo que n?o possui coisas ?midas, como legumes, frutas, restos de comida e entregar na coleta seletiva.

Ao contr?rio do que muita gente pensa, a coleta seletiva n?o precisa dos materiais recicl?veis todos separados, como por exemplo, um saco de lixo s? com papel?o, outro com vidros, etc. Tudo pode ser entregue em um ?nico pacote, no dia em que o caminh?o especial passa pela sua rua. Para saber o dia correto, ? s? ligar para: 3690-3502.

Outra alternativa ? guardar tudo para um catador de papel e objetos recicl?veis. "Todos eles aceitam qualquer tipo de ajuda", ressalta Alvair da Silveira. A natureza agradece!