Técnica do fuxico permite diferentes criaçõesReutilizando retalhos de tecidos, é possível criar um artesanato prático, que pode ser aplicado de várias formas
Repórter
15/7/2010
O fuxico é uma conhecida técnica artesanal que aproveita restos de tecidos para criar e customizar roupas, acessórios e objetos. Não existe registro exato de onde nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que atualmente a técnica é desenvolvida em diversas partes do mundo.
No Brasil, a arte de trabalhar com retalhos recebeu este nome porque era feita por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação permitissem. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca).
De acordo com a artesã, Ângela Vilella, a base da técnica dá para ser aproveitada em diversos artesanatos, como colchas, jogos americanos, bijuterias, chaveiros, entre outros. "O custo é baixíssimo e tem várias utilidades."
Material necessário
Para fazer um broche de fuxico, você vai precisar de retalhos de tecido na cor que preferir, linha, de preferência na cor do tecido, agulha, tesoura, molde circular de 8 centímetros de diâmetro, meia bola de isopor para miolo, que pode ser feito sem preenchimento, estilete, lápis e alfinete.
A artesã da uma dica para a confecção das pétalas. "Caso queria fazer a flor cheia, é só colocar enchimento antes de alinhavar." Este enchimento pode ser de espuma ou outro material.
Passo-a-passo
Primeiro risque o tecido a partir do molde. Para cada flor são necessárias cinco pétalas. Depois de riscar, corte os círculos. Dobre o círculo em quatro e alinhave a base, franzindo e fazendo o formato de pétala. Depois de alinhavar os cinco círculos, una as pétalas.
Para o miolo, corte a bola de isopor ao meio. Recorte o tecido que irá utilizar no miolo. Encape a bola de isopor com o tecido e costure-o à flor.
Para a base, recorte um círculo menor, usando o mesmo tecido das pétalas. Coloque o alfinete no círculo e cole-o à flor. Lembrando que pode-se, também, costurar a base, ao invés de colar.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!