Aprenda a fazer sacolas ecologicamente corretas A partir de revistas velhas ou panfletos de supermercados é possível confeccionar sacolas de diferentes tamanhos, a fim de substituir as sacolas plásticas

Aline Furtado
Repórter
9/3/2011
Sacolas

A fim de dar contribuições no que diz respeito à preservação do meio ambiente, as artesãs Ângela Villela e Rosi Oliveira ensinam o passo a passo de uma sacola ecologicamente correta. "A intenção é reciclar por meio do uso das sacolas feitas de páginas de revistas velhas, para deixarmos de lado as sacolas e sacos plásticos", destaca Ângela.

A artesã lembra que as sacolas podem ser feitas em vários tamanhos, dependendo do tamanho das revistas. "O interessante é que as pessoas irão usar diferentes páginas, o que fará com que uma sacola não fique igual à outra." Além das revistas, é possível criar a partir do uso de panfletos de supermercados. O custo é, particamente, zero.

Passo a passo

Para fazer a sacola, você vai precisar de uma ou mais revistas velhas, régua, fita métrica, lápis, tesoura, cola, furador de papel e 60 centímetros de cordão encerrado. Para começar, pegue várias páginas de uma revista e cole uma à outra para formar uma base de 102 centímetros. Dobre esta base ao meio e cole. Marque um centímetro em uma das extremidades e cole voltando-a para a parte de dentro. Na outra extremidade, marque quatro centímetros e dobre para dentro.

Em seguida, marque 18 centímetros, cinco centímetros, 18 centímetros, cinco centímetros e cinco centímetros ao longo de toda a base. Este trabalho deve ser feito na marca dos quatro centímetros. Corte cada marca até a dobra de quatro centímetros. Dobre o corte e cole as dobras nas duas pontas da sacola. Cole o fundo da sacola. Após deixar a cola secar um pouco, fure a parte de cima da sacola. Passe o cordão que servirá como alça. A sacola está pronta.



Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.