Bolsa alia a delicadeza do crochê a CDs reciclados A confecção é uma boa oportunidade de reciclar, transformando uma peça não mais utilizada em algo útil e bonito

Aline Furtado
Repórter
6/8/2011
Bolsa

Para quem já conhece a técnica do crochê e também para aqueles que não conhecem, mas pretendem aprender, pelo menos, os pontos considerados básicos, a artesã Rose Oliveira e o Portal ACESSA.com ensinam o passo a passo para confecção de uma bolsa, que usa, além do crochê, CDs.

É uma boa oportunidade de reciclar, transformando uma peça não mais utilizada em algo útil e bonito. Para a criação, você vai precisar de uma tesoura, uma agulha de crochê, dois CDs, miçangas, além de linha para crochê na cor de sua preferência.

Comece pegando duas pontas de linha para crochê. "Costumo usar uma delas com um pouco de brilho, a fim de conferir um aspecto mais interessante à peça final. Outra dica é que é preciso deixar a parte do laser do CD para fora." As duas pontas devem ser passadas no furo interno de um dos CDs, de forma a encapá-lo com as linhas. A agulha de crochê auxilia na operação. Faça o trabalho até que todo o CD esteja coberto. Ao final, feche com ponto de crochê.

O passo seguinte é fazer o fundo e as laterais da bolsa. "São sete carreiras de ponto baixo, com duas de aumento na quarta e na sexta carreiras." Todos os passos devem ser repetidos no outro CD. Ao final dessas etapas, una os dois CDs encapados. "Faço com o próprio ponto de crochê porque acho que fica esteticamente mais apresentável. Mas é possível unir com linha e agulha comum também."

Nessa etapa, é importante lembrar-se de deixar a abertura da bolsa, que pode ser equivalente a 12 centímetros. Em seguida, confeccione a alça, que pode ser longa ou curta, para o caso da bolsa ser de mão. "A alça é feita de crochê, por meio da técnica corrente com meio ponto alto."

Estrutura e alça da bolsa prontas, é hora de finalizar com uma flor de crochê, que deverá ser costurada à parte da frente da produção. "A flor é feita em crochê, com ponto comum. Como detalhe, costure uma miçanga, que servirá como miolo da flor. Outra miçanga deve ser costurada em um dos lados da abertura da bolsa, auxiliando, posteriormente, o fechamento."


Os textos são revisados por Thaísa Hosken