Fitas trançadas viram arcos e tiaras para o cabeloEnfeite pode ser usado em crianças menores com elástico ou colocado em um arco de metal e ornar os cabelos das adolescentes. Veja como fazer

Clecius Campos
Subeditor
30/9/2011
Foto dos arcos e tiaras

Com três metros de fita e um pouco de habilidade, é possível fazer um lindo arco para os cabelos. Quem ensina a fazer a peça é a artesã Rose Oliveira, que apresenta uma técnica de trançar bem simples. No final, a trança pode ser usada por crianças menores, com o uso de elástico lastex ou, quando colocada em um arco, ornando os cabelos das adolescentes.

Os materiais que serão utilizados para fazer o arranjo são três metros de fita acetinada — pode ser de qualquer espessura — linha, elástico lastex, arco, tesoura, cola e um enfeite, que pode ser feito de fita, de crochê, ou qualquer outro material.

Para iniciar o trabalho, pegue os três metros de fita e dobre em duas partes de 1,5 metro. Vire as faces mais brilhantes para fora e dê um nó, deixando uma folga de fita, pouco maior que sua espessura, como se fosse uma argolinha. Pegue, então, um dos lados da fita, faça uma dobra também com os lados brilhantes virados para fora e a passe por dentro da primeira argolinha, criando uma nova argola. Com o outro lado da fita, faça a mesma coisa, só que passando por dentro da nova argola criada. "É só seguir fazendo esse trabalho, até que a fita acabe. A própria fita vai indicar o que deve ser feito. A dica é ir ajustando devagar, para que não fique apertado nem frouxo." No final, dê um nó na fita.

Para fazer o arco com o elástico lastex, costure as duas pontas da trança e faça o acabamento com um enfeite. Após esse passo, com a ajuda de uma agulha, prenda o lastex em um dos lados e o passe entre as tramas da trança, de forma que ele não apareça em nenhuma das faces do arranjo. Ajuste o lastex para o tamanho que preferir e faça o nó do outro lado.

Para colocar a trança no arco de metal, o procedimento é semelhante, porém as pontas não serão costuradas. Comece passando o arco por dentro da trama, até chegar à outra ponta. Será necessário um acabamento, que pode ser feito com um pedaço de fita, cobrindo a parte do metal que ficar à mostra. Para isso, utilize a cola. Abaixo, o passo a passo, com imagens, ajuda a acompanhar o processo.

Passo a passo

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.