Aprenda a fazer tulipas de pano para decorar o ambiente

Para quem não tem muito tempo para se dedicar ao artesanato, a confecção das tulipas de tecido é prática

Lorranna Medeiros
*Colaboração
27/9/2012
Tulipas de tecido

O que você acha de fazer um enfeite que fica legal no escritório, na sala e até no quarto das crianças? Para quem não tem muito tempo para se dedicar ao artesanato, a confecção das tulipas de tecido é muito fácil de se fazer, além de ser uma dica diferente de presente.

Para fazer a flor nós vamos usar: palito para churrasco, tecido colorido, miçangas pequenas, cola, agulha, linha, algodão, papel crepom e tesoura. A educadora de artes do Centro de Convivência do Idoso, da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), Luciene da Silva, aconselha: "O que vale é a criatividade na hora de fazer. É legal que os tecidos usados sejam coloridos para dar um efeito mais bonito."

Passo a passo

Para a confecção da flor, você primeiro vai pegar o tecido que escolheu e cortá-lo na largura de 10 cm, e depois dobrá-lo ao meio. Costure as beiradas do pano (à mão ou na máquina) para que fique como uma fita comprida e, logo após, corte esta "fita" em quadrados de aproximadamente 6 cm. Pegue as duas beiradas do quadrado de tecido e faça uma dobra para dentro.

No lado superior do quadrado, pegue esta dobra e una ao meio, costurando um pontinho e colocando a miçanga. "Não se esqueça de arrematar o pontinho para que a miçanga fique bem presa. Na parte inferior (que está aberta), coloque uma quantidade pequena de algodão, deixando assim a flor preenchida e no formato de uma bola pequena." Costure a parte inferior (contrária ao miolo da flor), deixando um pequeno orifício, local onde deve-se colocar o palito de churrasco.

Agora que você já tem a flor pronta e o palito de churrasco sustentando, passe a cola em toda a extensão do palito. Em seguida, corte o papel crepom (na cor de sua preferência) na largura de, aproximadamente, 1 cm. Pegue o papel e enrole no palito de churrasco que já esta com cola (a dica aqui é ir rodando o palito para que o papel crepom fique bem coladinho e com um efeito bonito). Pronto, sua tulipa está feita.

Você pode finalizar colocando as tulipas dentro de um pote de plástico (que você pode envolver com o tecido que sobrou da flor) ou até de um vasinho pequeno (aconselha-se a encher os recipientes ou vasos, de areia ou de pedrinhas de aquário, assim as flores ficam bem firmes dentro do pote).

Agora, é só enfeitar o ambiente de seu gosto e deixar o local com uma carinha mais feminina e delicada.

 

*Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES
Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Aprenda a fazer tulipas de pano para decorar o ambiente