Saiba como hidratar corretamente o seu cabeloA hidratação deve ser feita uma vez por semana. Para cabelos menos ressecados, é possível fazer a cada quinze dias

Aline Furtado
Repórter
1/4/2010

Muitas pessoas pensam que a preocupação com os cabelos deve acontecer apenas na estação mais quente do ano, o verão, devido à exposição ao sol, à água do mar e ao cloro. Entretanto, especialistas alertam que os cuidados com os fios devem ser tomados durante todo o ano. "A hidratação deve ser contínua", ensina a cabeleireira Renália Vieira.

Além disso, a cabeleireira Érika Clavilho lembra que a hidratação deve ser feita em todos os tipos de cabelo. "As pessoas pensam que os oleosos não precisam deste tipo de cuidado, mas precisam, sim." Ela destaca que a hidratação deve ser feita uma vez por semana. "Ela funciona como uma espécie de maquiagem para o cabelo, que vai saindo de acordo com a lavagem." Renália ressalta que, no caso de cabelos não muito secos, a hidratação pode ser feita a cada quinze dias.

Outro fator que contribui para que os cabelos tenham ar saudável é a alimentação. Renália afirma que uma dieta rica em vitaminas A e C, que têm ação antioxidante, contribui para a saúde dos fios. "Ingerindo frutas, legumes e verduras, estaremos hidratando de dentro para fora. Afinal, a hidratação dos fios nada mais é do que tratar por fora apenas."

Método muito usado há alguns anos, o vapor não tem mais sido utilizado, visto que existem produtos que desempenham a função de forma mais eficaz. "O vapor era um aquecimento desnecessário, que provocava a abertura das cutículas dos fios de modo muito intenso, resultando em cabelo rebelde", explica a cabeleireira Ana Rosa Marangon Alves. Ela destaca que o uso do vapor faz com que os poros do couro cabeludo se abram, possibilitando a entrada de creme, o que pode provocar coceira e caspa. Outro fator considerado prejudicial aos fios é o banho quente. "Abrem-se as cutículas sem necessidade."

HidrataçãoNos casos em que o cabelo está muito ressecado é indicado tratamento com queratina, que devolve aos fios a água perdida com a ação do calor, provocada, por exemplo, pelo uso constante do secador e da chapinha.  "A queratina funciona como meio de enrijecer a fibra capilar", explica Renália. Outro tratamento é a cauterização, que fecha as cutículas dos fios. Uma dica importante diz respeito ao uso constante de produtos que contenham filtro solar em sua fórmula, são os leave-in. Eles devem ser usados conforme o tipo de cabelo.

Para cada tipo de cabelo

A hidratação recomendada para cabelos secos é aquela à base de produtos emolientes, como manteiga de karité e cupuaçu, que hidratam os fios. No caso de cabelos normais, são indicados produtos com aloe vera e gérmen de trigo. Cabelos oleosos devem ser hidratados com cremes à base de alecrim e mentol.

Em casa

Para hidratar os cabelos em casa, Érika sugere o uso de um creme para hidratação, mas alerta ser fundamental considerar o tipo de cabelo. A cabeleireira afirma que a ação do creme pode ser ativada por meio de uma massagem capilar. "Basta massagear o couro cabeludo, usando os dedos levemente." Ela recomenda evitar a aplicação de produtos de forma direta na raiz do cabelo.

Renália lembra a importância de uma conversa com um cabeleireiro de confiança antes de passar qualquer tipo de produto em casa. "Existem receitas com alimentos, mas nem tudo é recomendado para todos os tipos." Como exemplo, a cabeleireira cita as receitas à base de abacate. "O abacate é rico em óleo, o que não é indicado para cabelos oleosos." Renália diz que os ativos de cremes preparados em casa demoram algum tempo para fazer efeito. "No caso da hidratação caseira, os resultados são mais demorados do que no salão."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.