Tonalidades fortes são tendência para maquiagem na temporada outono/inverno Para os olhos, tanto os tons sóbrios quanto os coloridos estão em alta. Nas bocas, tonalidades como vermelho, roxo, além do nude, que continua em evidência

Aline Furtado
Repórter
1/4/2011
Maquiagem

Para quem está sempre atenta às novidades da moda, seja com relação a roupas, calçados ou maquiagem, a dica é que a tendência para a temporada outono/inverno 2011 são tonalidades fortes, além de pele impecável, com efeito de cútis de cinema.

"Hoje em dia, existem produtos que ajudam a dar esta textura aveludada à pele, corrigindo imperfeições. É importante usar corretivo, base e pó, já que um produto potencializa o outro. E, para que a maquiagem fique impecável e resista ao tempo e ao suor, é fundamental que a pele seja bem preparada para recebê-la", explica a maquiadora, Adriana Lima Bernardo.

Segundo ela, a tendência é que os olhos recebam cores desde as opacas, considerados mais clássicas, até as metalizadas. "Durante o dia, as opacas e as sóbrias caem bem." Com relação às cores, Adriana lembra que as tonalidades mais fortes estão em alta, desde as amarronzadas, as acinzentadas e as arroxeadas, até os tons mais coloridos, sem distinção. "Olhos marcados estão em alta, mas é importante que apenas um dos pontos do rosto chame atenção, seja a boca ou os olhos."

Um conceito que pode explicar bem o destaque para uma das partes do rosto é o minimalismo. O termo pode até sugerir que o ideal é não usar qualquer tipo de maquiagem. Entretanto, trata-se de valorizar pontos como base de expressão. Contudo, conforme lembra a maquiadora, há quem opte por marcar tanto um quanto o outro. "Maquiagem pode variar muito conforme cada um. A dica importante é que as pessoas tenham sempre bom senso, tendo em vista as cores utilizadas e o ambiente onde estarão."

Com relação à boca, a maquiadora ensina que cores como vermelho, roxo e rosa são tendências, podendo ser usadas, principalmente, à noite. Já o nude, ou cor de boca, que vem sendo usado há algum tempo, pode compor looks tanto diurnos quanto noturnos. "Se for à noite, é possível marcar bem os olhos." Já o gloss, que vem fazendo a cabeça das mulheres desde outras estações, pode aparecer tanto como iluminador quanto metalizado. "O iluminador é o mais procurado. O metalizado é indicado para compor o visual, quando a sombra opaca é usada."

Adriana lembra que os cílios postiços são permitidos, assim como a máscara ciliar que confere aspecto mais alongado. Com relação à cor da máscara, estão entre as tendências o azul marinho, o verde e o lilás. O lápis também aparece colorido, como tonalidades lilás e verde, mas é preciso saber mesclar bem as cores.

Já o delineador pode ser considerado um grande aliado para a criação da maquiagem, no caso de olhos bem marcados. E vale seguir o contorno dos olhos, até puxar o fio para fora, chegando ao estilo "gatinho", característico da moda retrô. "É possível, mas é importante que as pessoas estejam atentas, afinal, este estilo não fica bem para qualquer tipo de olho ou até mesmo de personalidade."

Mulheres negras

A dica para as negras é abusar de tons escuros, como preto, por exemplo, mesclando com verde ou dourado. "Já o nude cai super bem em maquiagens para o dia", ensina Adriana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken