Confira dicas de maquiagem para manter a pele do rosto suave neste calor

Entre as tendências da estação estão as sombras de cores verdes e azuis. Já para bochechas, o uso de blush de tom bronzeado está em alta

Nathália Carvalho
Repórter
18/01/2013
Maquiagem

Com o verão no auge, trazendo dias de forte sol, fica difícil impedir que o rosto transpareça a sensação de calor. Pensando nisso, o Portal ACESSA.com foi buscar algumas dicas de maquiagem para deixar a pele do rosto suave e evitar a oleosidade característica do período. Além disso, também reunimos tendências de cores e texturas da estação para as mulheres que se preocupam com a beleza durante o dia e a noite.

Entre as cores que estão em alta, a maquiadora e gerente da loja Contém 1g, Natália Correia, destaca as sombras verdes e azuis, que têm sido vendidas em diferentes tons para todo o tipo de pele. "As cores fortes estão super na moda agora no verão. Normalmente, o tipo de sombra encaixa-se com a cor da pele, e então sugerimos, por exemplo, que pessoas mais claras utilizem tons também mais claros", explica.

Já para as bochechas, Natália destaca a tendência do uso do blush com tom bronzeado, mas que seja de acordo com a cor da pele. Além disso, ela lembra a necessidade de cautela na hora de se maquiar, principalmente nesta época. "Sempre lembramos às clientes que é importante saber equilibrar a maquiagem. Ou seja, se o realce for para os olhos, com sombras de cores fortes, a boca deve ficar em um tom mais claro e leve. Caso o foco seja um batom mais escuro, como o pink e o laranja, que estão em alta, os olhos recebem menos cor", explica.

Limpeza

MaquiagemPara manter o aspecto natural da pele nesta época, a dica da gerente é realizar uma boa limpeza antes de aplicar os produtos. "Primeiramente, é importante que as mulheres utilizem tônicos para equilibrar o Ph natural e realizar uma profunda limpeza. Além disso, eles têm função descongestionante e acalmam a pele." Logo em seguida, a sugestão é o uso de um prime, que ajuda a fixar a maquiagem e disfarça linhas de expressão. "Uma novidade é o prime destinado ao contorno dos olhos, minimizando os poros e mantendo a base", explica.

Já para aquelas mulheres com pele mais oleosa e que transpiram muito, a dica é o uso de fluidos matificantes. "No lugar do prime, elas devem passar o fluido, que auxilia na absorção da oleosidade. Essa recomendação é interessante para os dias de muito calor", sugere.

Aspecto natural

Para manter a naturalidade do rosto, Natália lembra da adequação já conhecida de base, corretivo e pó aos tons de pele. E ainda, a sugestão é utilizar linhas de produtos à base de minerais que, normalmente, são vendidos em pó. "O diferencial desse tipo de produto é o resultado. A pele fica mais leve, menos carregada, e as mulheres se sentem menos incomodadas com a maquiagem porque acabam sentindo menos calor", explica. Segundo ela, os produtos podem ser utilizados tanto no dia quanto à noite.

Para a noite

Especificamente para o período da noite, linhas especiais auxiliam na fixação dos produtos e mantêm a durabilidade dos contornos. "Temos produtos que, mesmo deixando o efeito mais natural, conseguem aliar consistência à segurança e potência. Eles disfarçam linhas de expressão, não escorrem e possuem uma fixação diferenciada", explica. Já em festas e eventos noturnos, cores fortes são recomendadas, além de glitter e brilhos. "Contudo, sem exageros. E durante o dia, é bom evitá-los", lembra.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Confira dicas de maquiagem para manter a pele do rosto suave no calor