Procura por tatuagem chega a aumentar 50% no verão

Apesar dessa elevação, o período ideal para fazer esse procedimento é o inverno, pois a pele precisa de um período de cicatrização

Andréa Moreira
Repórter
12/1/2013
Tatuagem

O verão é a estação do calor, das roupas leves e dos corpos mais expostos, para algumas pessoas. Essa combinação é um dos motivos que eleva o número de tatuagens. Em Juiz de Fora, a procura em alguns estúdios chega a aumentar 50%, como é o caso do Stattoos Tattoo e Piercing. "Muitas pessoas nos procuram nesta época, pois as tatuagens estão mais expostas, aumentando assim a vontade de fazer uma," destaca o tatuador Gabriel Ferreira.

Entretanto, apesar desse aumento, o verão não é a época ideal para fazer o procedimento, afirma o tatuador Rosemir Marcellos. "Como existe um tempo de cicatrização, a pessoa tem que evitar praia, piscina e sol. Por isso, o ideal é que elas façam tatuagens no inverno," diz o proprietário do Marcellos Tatto Body Piercing, onde a procura chega a aumentar de 40% a 45%.

Para Ferreira, as pessoas que optam por fazer tatuagem no verão sempre perdem algo. "Ou a pessoa perde na qualidade do trabalho ou ela perde o aproveitamento do verão. Afinal, quem faz tatuagem tem que evitar o sol por alguns dias, além do álcool e alguns tipos de alimentos", explica.

O Cecília Tattoo Estúdio também registra, nesta época, um aumento superior a 30%. "Muitos cliente veem tatuagens em outras pessoas e, com isso, a vontade de fazer aflora," afirma Cecília Fontes, que trabalha há dez anos no ramo.

Outro conselho da tatuadora refere-se à idade ideal para fazer tatuagem. "Principalmente no verão, as pessoas fazem uma tatuagem por impulso. E quanto mais nova a pessoa, mais impulsiva ela pode ser. Porém, é bom que elas reflitam se é a melhor idade, pois os jovens devem esperar que o corpo se forme totalmente, porque a tatuagem poderá se deformar."

A escolha da cor da tatuagem também é algo que deve se levar em conta. "As pessoas que têm o hábito de tomar muito sol, devem evitar as tatuagens que levem o branco. O ideal é dar preferência para o preto e sombreados. Já as coloridas duram menos, afinal, tatuagem não foi feita para tomar sol."

Cuidados

Com o tempo de cicatrização variando de 15 a 20 dias, a tatuadora aconselha que no verão os cuidados devem ser redobrados. "A exposição ao sol, por exemplo, deve ser somente depois de um mês. E a pessoa deve usar sempre um protetor solar, com fator de proteção superior a 50," ressalta Cecília.

A água também é outro agravante para as pessoas que acabaram de fazer uma tatuagem. "Tanto a água da piscina, que contém cloro, quanto a do mar, estão cheias de impurezas. Por isso, a pessoa não pode entrar nesses lugares, pelo menos, por 15 dias."

Para a tatuadora, existem três cuidados fundamentais para uma boa cicatrização. "Primeiro, o tatuador deve ter todos os cuidados básicos de higienização. Segundo, todo o material deve ser esterilizado. E por fim, o cliente deve seguir todos os cuidados necessários."

Além desses cuidados, Marcellos lembra que a pomada cicatrizante também é indispensável no período pós tatuagem. "A pomada evita que a pele se irrite ou inflame."

Piercing

Outro procedimento muito procurado pelas pessoas no verão é a colocação de piercing. Segundo Ferreira, "o aumento também chega a 50%, neste período. Entretanto, o tempo de cicatrização é maior do que o de uma tatuagem, variando entre 90 a 120 dias, dependendo do local em que a pessoa coloca."

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Procura por tatuagem chega a aumentar 50% no ver?o