Carol Reis Carol Reis 24/11/2015

Aprenda a cuidar corretamente das unhas

mulherAtualmente, as unhas ganharam espaço no setor da estética, principalmente com o público feminino. Um dos hábitos na hora de cuidar das unhas é afundar a cutícula, pois acredita-se que que fica mais bonitas. Entretanto, é preciso cuidado, pois elas são formadas por camadas de queratina, minerais e precisam ser nutridas e cuidadas tanto de forma interna quanto externa.

As cutículas são a proteção natural das unhas. Quando você as retira, abre uma porta para a entrada de fungos, vírus e bactérias, que podem causar inúmeras doenças, como hepatite e micoses. Para quem frequenta salões, o risco é ainda maior, porque muitas vezes não sabemos se todos materiais foram esterilizados corretamente. Além disso, o uso do alicate pode danificar a superfície das unhas.

Contudo, a melhor maneira de você ter belas unhas sem retirar as cutículas é fazendo hidratação diariamente. Esse procedimento as deixará com aspecto mais uniforme e nutridas.

Outra dica para as unhas que estão fracas e quebradiças: o primeiro passo é reforçar a ingestão de nutrientes como ferro, zinco, cálcio, vitaminas do complexo B. Estes elementos, quando combinados, potencializam as ligações das moléculas de queratina. Outro reforço extra é deixar as unhas respirar, a fim de não criar uma barreira abafando as células. O ideal é deixar, pelo menos, um dia sem esmaltes ou base, lixar e cortas as pontas, para que as células mais jovens e fortes cresçam.

Passo a passo de como cuidar de unhas

  • Lixe as unhas, esfolie e lave bem.
  • Passe amolecedor de cutícula em toda a unha. Massageie. Coloque algodão, borrife com água e aguarde quatro minutos.
  • Com uma espátula própria, empurre delicadamente sua cutícula para baixo, desenhando o contorno da unha.
  • Enxugue um dedo de cada vez. Use um bom alicate. Retire os cantos da unha e as pelinhas que estão por cima, que foram levantadas com a espátula.
  • Seque as mãos e passe um hidratante
  • Use o esmalte de sua preferência
  • Hoje ficamos por aqui, beijocas a todos.

  • Depilação: conheça os métodos e seus benefícios
  • Acne na adolescência e na mulher adulta. Entenda porquê

Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

ACESSA.com - Aprenda a cuidar corretamente das unhas