L?dica M?sica

Emilene Campos
20/11/01

O L?dica M?sica est? de volta a Juiz de Fora. Depois de experi?ncias musicais na It?lia e em Portugal, Isabella Ladeira e Rosana Brito retornam ? cidade e, de quebra, trazem um Presente! para seus f?s. Um CD independente composto por onze m?sicas in?ditas, em que voz, viol?o e percuss?o d?o o tom ?s composi?es de Carlos Vergueiro, Lenine, Armando Mam?o, Vander Lee e da pr?pria Rosana Britto. Este ? o primeiro CD do L?dica que est? completando este ano dez anos de carreira.

Em 1994, foi gravado um LP, tamb?m independente, que reuniu can?es de Luiz Melodia, Chico Buarque e Jo?o Bosco, entre outros grandes nomes da m?sica brasileira. Todos cederam os direitos autorais para a grava??o que apresentou vers?es bem inusitadas da vers?es originais. A tiragem de mil c?pias esgotou-se rapidamente. A inten??o era mostrar em est?dio o que o grupo vinha desenvolvendo nos bares de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. MPB da melhor qualidade, com interpreta?es peculiares, leituras pr?prias do grupo. Estilo que faz jus ao termo L?dica, que vem da palavra latina ludu, que significa jogo no sentido mais amplo, incluindo desde brincadeira at? o jogo do comportamento humano.

No Thelonius Bar
A carreira do L?dica tem data e local de funda??o. O primeiro show do L?dica M?sica, que nasceu trio e depois tornou-se dupla, aconteceu dia 7 de junho de 1991, no Thelonius Bar, casa noturna, hoje extinta, que ficava na regi?o de S?o Pedro. A primeira forma??o contava com o carisma e o talento de Jo?ozinho da Percuss?o. Foram quatros anos de trabalho que renderem muitas alegrias e sucesso ao grupo. Mas o grande n?mero de shows em Minas e em outros estados fizeram com que Jo?ozinho deixasse o grupo em 1995. Para continuar o embalo da percuss?o, Vicente Martins foi convidado a integrar o grupo, onde ficou at? 1998.

Terra estrangeira
Foi por interm?dio do pianista Lu?s Carlos Vinha (falecido recentemente) que o L?dica M?sica teve a chance de mostrar seu talento na It?lia. O m?sico indicou o grupo brasileiro para animar uma requintada churrascaria em Roma. A indica??o aconteceu em 95 e a experi?ncia foi t?o interessante que a temporada de shows durou quase um ano.

Apesar do pagode e da ax? music ainda serem refer?ncias brasileiras no exterior, o L?dica M?sica n?o teve que mexer uma v?rgula em seu repert?rio. ?Toc?vamos muito Caetano Veloso, Chico Buarque, Bossa Nova. N?o tivemos que nos moldar, nos render ao modismo?, explica Isabella Ladeira.

?Os italianos e turistas que passavam por Roma adoravam as can?es de Djavan, Marisa Monte, Tom Jobim?, relembra. A experi?ncia foi muito interessante, mas tamb?m muito estressante, j? que por ser uma cidade tur?stica a noite ? sempre muito agitada na capital italiana. ?L? os m?sicos s? t?m uma folga por semana?, explica Isabella. Uma rotina que desgata muito mais que as cordas vocais dos artistas. Isso foi um dos fatos que pesou na decis?o de voltar ao Brasil.

Presente! europeu
Em 1997, elas voltaram e fixaram resid?ncia na capital mineira. Retomaram a agenda de shows e numa dessas apresenta?es foram descobertos pelo diretor de um cassino portugu?s. Acertados alguns detalhes, l? estava o grupo de malas prontas para a Europa, novamente. Foi l? que gravaram seu primeiro CD, com o apoio do produtor musical Miguel Braga. Depois de lan??-lo em Portugal, Isabella e Rosana resolveram investir no Brasil.

Completamente independente
O CD Presente! ? totalmente independente. Foram prensadas 2 mil c?pias que est?o sendo vendidas na Planet Music (Avenida Independ?ncia 1522) e em shows que o dupla realiza em Minas Gerais e em outros estados. ? atrav?s dessa divulga??o que a dupla pretende conquistar espa?o junto ?s gravadoras. Clique na imagem ao lado e ou?a a m?sica Pegue o escuro, 8? faixa do CD.