• Assinantes
  • Mulher

    Calça saruel volta com força total e ganha as ruas da cidade Dependendo do tipo de combinação, a peça, de conceito saia-calça, pode ser usada em diferentes ocasiões

    Aline Furtado
    Repórter
    19/8/2009

    Ela deu o ar da graça há algumas coleções, mas parece que só agora ganhou o gosto das mulheres e promete ser o grande hit do verão 2009/2010. Trata-se da calça saruel, modelo que apresenta o gancho baixo e largo. A peça, de conceito saia-calça, tem origem marroquina e era utilizada, antigamente, por homens em rituais religiosos.

    A produtora de moda, Tarcila Pipa Cajazeira, afirma que existe uma tendência de retorno na moda. "É natural que peças que fizeram parte de coleções passadas voltem para as atuais."

    A calça saruel pode ser encontrada em tecidos como sarja, linho, tricoline, além de malha e jeans. O segredo do sucesso da peça está associado ao conforto e à funcionalidade.  "Uma mesma calça pode ser usada em diferentes looks, desde o esportivo até o sofisticado" (fotos abaixo), destaca a gerente de uma loja de roupas femininas, Elisa Nunes. 

    Short calça saruel calça saruel
    A peça pode ser encontrada com variados tamanhos de gancho, podendo chegar até abaixo do joelho. A maioria tem a boca justa. Os modelos que apresentam o gancho mais baixo são mais indicados para mulheres mais magras, que podem usar e abusar de qualquer tipo de tecido. Para aquelas que estão um pouco acima do peso, o tecido mais indicado é a malha.

    "A calça saruel tende a diminuir a estatura, fazendo com que as mais gordinhas ou aquelas mulheres que têm quadril largo fiquem com um aspecto quadrado", afirma a produtora de moda. Com base nisso, Elisa sugere que as mulheres mais baixas combinem a peça com salto alto. "A intenção, nesse caso, é alongar a silhueta".

    É comum pensar que é regra vestir a calça saruel com blusas mais justas. Mas Tarcila explica que ela pode ser usada também com as soltas. "É possível combinar a saruel com camisetes de um número maior ou com blusas que destacam o busto e são mais soltas no quadril."

    A grande dica da produtora é que as pessoas usem o bom-senso antes de sair de casa. "É importante considerar o bom caimento da peça no corpo, destacando aquilo merece ser valorizado."  A moda saruel pode ser vista também em shorts, bermudas e macacões (fotos abaixo).

    Short Bermuda Macacao
    Onde e quando?

    A escolha do que vai acompanhar a calça saruel deve considerar o local e o horário de uso do look. "A saruel pode ser usada com salto fino e ser acompanhada por tecidos mais nobres, como seda e cetim. O visual fica sofisticado e pode ser usado à noite", aponta Tarcila.

    De acordo com a produtora, a moda cai bem também com rasteiras, podendo ser usada durante o dia ou à noite. "Rasteiras de cores metalizadas, neon e com aplicação em strass ajudam a criar um visual sofisticado." Outra sugestão é a combinação com tênis baixo, que deixa o look mais despojado, ideal para o dia-a-dia.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.