Larissa Almada Larissa Almada 28/10/2011

Ser belo no ambiente de trabalho está na moda

Fotos de modelosDos temas de maior alcance mundial, a beleza figura entre os primeiros. E não é de se estranhar, afinal, em tempos de verdadeiras mágicas no campo da medicina estética, ter uma aparência feia é quase um crime. Será? A discussão sobre o conceito de belo e feio está longe de ter fim. Tudo depende do ponto de vista. Ou não? Alguns autores afirmam que a simetria é elemento fundamental para o belo existir. Platão assegurava que o belo é o que produz prazer puro, sem dor ou aflição. Já Sócrates acreditava que o belo era observado pelos olhos e pelos ouvidos e, para Kant, era, sobretudo, o que vem diretamente da natureza, como as aves e as plantas.

As teorias especulam acerca de conceitos que podem desaguar em outra expressão: bem-estar. Escovar os cabelos, cuidar da pele, adequar o visual à ocasião, são, sem dúvida, ações simples que torna a vida, de qualquer pessoa, mais interessante, ou seja, mais bela! Tratando-se de moda, ela pode servir como aliada para a sensação de bem-estar. Como a maior parte do dia é vivida dentro do ambiente de trabalho, é necessário estar atento para como se vestir adequadamente neste local. Essa é mais uma das teorias que vieram à tona, no úlltimo mês, por meio de dois livros americanos publicados sobre a beleza no ambiente de trabalho: Beauty pays: why atractive people are more successful? (A beleza rende: por que as pessoas atraentes têm mais sucesso?), do economista Daniel Hamermesh, e Honey money: the power of erotic capital (Dinheiro doce: o poder do capital erótico), da socióloga Catherine Hakim. A duas obras afirmam a mesma tese: as pessoas belas obtêm vantagens econômicas quantificáveis tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho. Já não é uma suposição: é uma realidade. E a moda pode te ajudar ser bela(o) no ambiente de trabalho!

Se existe alguma restrição, a mais aflorada é: mostrar tudo não pode! Lembre-se que é um conjunto de beleza, postura e conhecimento; todos equilibrados. Para as mulheres, a saia é uma boa aliada que demonstra a doçura e a atitude feminina. Porém, nada de mini-saias. As de comprimento midi (abaixo do joelho) são as mais adequadas, protegem o que não deve ser mostrado e proporcionam o conforto necessário. Compondo o look, as blusas de decote arredondado ou canoa são ótimas para o verão, porém dê preferência por usá-las em baixo de um casaco leve que tampe um pouco de seus braços. Para ter uma silhueta alongada e elegante, use a parte de cima da mesma cor da parte de baixo. Sem a quebra por variação de cor, você consegue uma imagem mais alongada. Para quem prefere usar calça em ambiente de trabalho, as de corte reto caem bem em qualquer produção! Mas se você desejar seguir tendências, abuse das calças de modelo "cenoura" e a flare, que é mais aberta na altura do tornozelo. As cores laranja, azul bic e camêlo podem pontuar o seu visual.

Os homens devem evitar calças largas demais, caindo no corpo; o cinto é um ótimo amigo! Os cintos de lona devem ser usados apenas com calça informais, como as de jeans. Para as calças sociais, o uso do cinto de couro é essencial. Rasgos e lavagens em excesso nas calças e camisas são itens a serem evitados em ambiente de trabalho. Evite usar tênis, o sapatênis proporciona o conforto que você precisa, além de se mais adequado nessa situação. Para os homens que gostam de moda, os pés podem ganhar um ar moderno calçando o sapato dockside. O modelo de couro com costura aparente, que já fez muito sucesso e ficou esquecido no guarda-roupa dos vovôs, voltou a ganhar destaque no mundo da moda. O casaqueto estilo cardigã torna seu visual mais descontraído, mas se o trabalho for mais formal, o blazer fica mais adequado: o que possui apenas um ou, no máximo, dois botões é artigo precioso de tendência e deve ser usado!

Usar cores neutras nas roupas e deixar o colorido, que alegra o visual, por conta dos acessórios é uma boa dica tanto para as mulheres quanto para os homens. Estar elegante é essêncial, então para não parecer apertada, ou desconfortável, escolha as peças com o caimento mais solto ao corpo, sem marcar tanto a silhueta, evitando causar o aspecto vulgar, o que é inadimissivel em ambiente profissional. Usar peças com tecidos de qualidade é uma forma de obter um caimento perfeito ao seu corpo!

O mais importante é ter em mente que a sua aparência é sua primeira forma de comunicação com o outro. Se vestir bem tem que fazer parte da rotina de um bom profissional, afinal, a todo tempo vendemos uma imagem. Então, porque não ser belo?!

Fotos: Divulgação

Mais artigos