Lipoaspira??o Cirurgia para tratamento da gordura localizada ? cada vez mais procurado entre os brasileiros. Para obter bons resultados, deve-se ter cuidados


Priscila Magalh?es
Rep?rter
15/12/2007
Montagem: Laura Martins Ferreira

Clique para ouvir as dicas do m?dico Raphael Barreto

Assuntos relacionados:

? grande o n?mero de pessoas que se olham no espelho e acham que alguma coisa precisa ser mudada no corpo. Os brasileiros est?o cada vez mais vaidosos e o pa?s j? ? o segundo no ranking de cirurgia pl?stica. E entre todas elas, a lipoaspira??o ? a mais procurada. "O pre?o est? caindo e as pessoas est?o fazendo mais. Tem at? fila e eu fiquei quase um m?s esperando depois que decidi fazer", diz Tassiana Rossignoli.

O cirurgi?o pl?stico, Raphael Barreto Campos (foto abaixo), diz que a lipoaspira??o ? um procedimento muito realizado em associa??o com outros m?todos, como implante mam?rio, por exemplo. "Se a mulher coloca silicone nos seios, ela acaba tirando gordura da lateral das axilas. ? por isso que do total de cirurgias pl?sticas, 80% tem lipoaspira??o associada", explica.

O m?dico alerta que a lipo, como ? mais conhecida, n?o ? um procedimento para perda de peso, mas para perda de gordura. "Tratamos a gordura localizada e n?o o emagrecimento. Para um bom resultado ? necess?rio que m?todos, como exerc?cios f?sicos e uma dieta equilibrada sejam associadas ao dia-a-dia".

Tassiana, que n?o foi operada por Raphael, tem a mesma opini?o. "N?o ? uma cirurgia que faz perder peso. Ela modela o corpo. Fiz, porque tinha est?mago alto e isso me incomodava desde quando fazia bal?. Quando eu me sentava, apareciam dois gominhos na minha barriga, ent?o tirei gordura da ?rea do est?mago. Nada resolvia esse problema".

Resultados gratificantes

foto do m?dico O bom resultado depende de alguns cuidados tomados antes e depois da cirurgia (veja o v?deo). "? um procedimento que traz resultados gratificantes quando bem indicada. Como ? necess?rio que a pessoa esteja no peso ideal, ela precisa fazer exerc?cios f?sicos, uma dieta e, o principal, estar certa de que realmente precisa fazer".

Para depois, o m?dico indica a drenagem linf?tica e, depois de 30 dias, a atividade f?sica leve. "Quando a recupera??o j? tiver acontecido, deve-se fazer exerc?cios f?sicos normalmente para manter o resultado. Tomar sol, s? depois que todas as manchas roxas j? tiverem sumido, cerca de 60 dias depois do procedimento".

O p?s-operat?rio de Tassiana foi muito tranq?ilo. Segundo ela, usou uma cinta durante dois meses para modelar a regi?o e fez drenagem linf?tica. "A drenagem ? importante, porque tirou as impurezas do meu corpo. A cirurgia deixa alguns n?dulos e a drenagem ajuda a elimin?-los", comenta.

De zero a dez, a nota que Tassiana d? para o resultado da sua cirurgia ? seis. "N?o ficou como eu esperava. Melhorou muito, mas achei que ia ficar com um corp?o. Acho que deveria ter tirado uma quantidade maior de gordura. Hoje em dia n?o faria de novo, porque o que me incomoda pode ser resolvido com exerc?cios e dieta".

Para evitar resultado insatisfat?rio, como o de Tassiana, o m?dico orienta um plano cir?rgico bem explicado ? paciente, para que o resultado proporcionado pela cirurgia n?o fique distante do esperado. "Aconselho que a Tassiana procure o m?dico que a operou, pois, em alguns casos, podem surgir pequenas assimetrias de tr?s a seis meses ap?s a lipo. Isso acontece, porque o edema dos tecidos est? cedendo".

Essas assimetrias podem ser corrigidas em um segundo tempo cir?rgico, sendo realizado, na maior parte das vezes, com anestesia local e sem hospitaliza??o. "O paciente ? operado e vai embora andando para casa", completa ele.

Sem medo

O cirurgi?o pl?stico diz que a lipo ? um procedimento que oferece riscos como qualquer outro. Mas para garantir a seguran?a do paciente, alguns detalhes precisam ser observados. "A quantidade de gordura retirada n?o pode ultrapassar 7% do peso corporal. Assim, se uma pessoa pesa 50 quilos, podemos tirar at? 3,5 litros de gordura. A ?rea trabalhada tamb?m n?o pode exceder 40% da superf?cie corporal, por isso o paciente n?o pode fazer v?rias ?reas ao mesmo tempo".

Antes da cirurgia ? importante que o m?dico saiba de tudo o que est? acontecendo com o paciente e tamb?m seu hist?rico m?dico. "Perguntamos se ele tem alergia a algum medicamento, anestesia, se tem algum dist?rbio hematol?gico e se usa algum medicamento e ainda ? necess?rio fazer um bom pr?-operat?rio. Mulheres em ?poca menstrual n?o podem ser operadas e os medicamentos, por mais simples que sejam, devem ser suspensos com v?rios dias de anteced?ncia".

Por se tratar de um procedimento cir?rgico e, por isso, com certo risco, Tassiana optou por operar em um hospital. "Fiz muitos exames antes e, durante a cirurgia, al?m do m?dico, tinha um anestesista a minha disposi??o para medir os batimentos card?acos, a freq??ncia e intervir em qualquer sinal de complica??o. No hospital temos todos os aparelhos necess?rios", diz.

E o m?dico completa. "O hospital ? um ambiente onde circulam m?dicos de todas as ?reas, o que oferece um ambiente muito mais seguro, por isso, o ideal ? fazer em um hospital bem equipado".