Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013, atualizada às 15h25

Projeto do HU abre inscrições para atender mulheres no climatério

Da Redação
climatério

O projeto Viver Melhor – Assistência Integral às Mulheres no Climatério desenvolvido pelo Hospital Universitário (HU) está oferecendo 25 vagas a mulheres no climatério. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (32) 4009-5345 ou (32) 4009-5364, no horário de 8h às 17h, no Setor de Serviço Social do HU. O curso começa no dia 25 de fevereiro e tem duração de seis segundas-feiras, no horário de 8h às 9h30, no HU Unidade Santa Catarina.

Como o projeto ocorre o ano inteiro, as interessadas que não forem contempladas podem aguardar na lista de espera, para que ao final do curso possam ser chamadas para fazer parte de grupos posteriores.

O curso é destinado a mulheres que passam pela síndrome climatérica. O climatério é a fase de vida da mulher que começa por volta dos 40 anos e é caracterizado pela diminuição fisiológica da função ovariana, durante a qual existem alterações endócrinas, somáticas e psíquicas. Um momento marcante do climatério é a menopausa, que significa a última menstruação. O déficit hormonal no organismo pode provocar uma série de sintomas físicos e emocionais que nem sempre são específicos, mas variam de acordo com fatores socioculturais, que determinam a maneira como esses sintomas são percebidos.

Coordenado pelo médico ginecologista Dr. Álvaro Polisseni, o projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) existe há 11 anos e tem como objetivo  atender à mulher climatérica, abordando aspectos emocionais, biológicos e sociais de sua saúde, deixando de lado a intervenção convencional, de enfoque exclusivamente biomédico. Trata-se de um projeto multidisciplinar, que conta com a abordagem de diversas áreas profissionais, como Medicina, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Projeto do HU abre inscri?es para atender mulheres no climat?rio