Congresso Nacional de Latic?nios C?ndido Tostes Pela 1? vez fora da sede, evento no Expominas fica ainda maior. Expositores cresceram 40% e ?rea de neg?cios 86%

Fernanda Leonel
Rep?rter
04/07/2007

Nesta quarta-feira, 04 de julho, foram apresentadas as novidades e expectativas do 24? Congresso Nacional de Latic?nios da EPAMIG/Instituto C?ndido Tostes, que acontece em Juiz de Fora entre os dias 16 e 19 de julho.

Pela primeira vez, o evento deixa as depend?ncias do Instituto, j? que, segundo o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napole?o (no v?deo ao lado), est? confirmada a sua transfer?ncia para o Expominas (foto abaixo).

Depois da interdi??o pela Justi?a Federal de dois eventos que iriam acontecer no centro de conven?es, no final do m?s passado, em raz?o de problemas de acesso ao local e falta de sinaliza??o na BR-040, chegou-se a especular se esta mudan?a seria poss?vel ou n?o.

"Eu estou cuidando pessoalmente do assunto. Fa?o contatos pessoais e di?rios com a dire??o da Codemig e eles me garantiram que n?o vamos ter nenhum problema, porque j? est? tudo acertado com a Concer e com a Pol?cia Rodovi?ria Federal", explicou Baldonedo.

foto do Expominas A mudan?a de endere?o do congresso, considerado o maior do Brasil em difus?o de tecnologias sobre o leite e derivados, e, refer?ncia na Am?rica Latina em pesquisa e desenvolvimento de l?cteos, acabou dando ao evento a possibilidade de estar ainda maior.

"Nosso esfor?o de estrutura??o do congresso veio ao encontro da exist?ncia do Expominas", declarou Baldonedo, justificando com n?meros as vantagens da grande novidade da edi??o 2007.

Segundo o presidente da Epamig houve um crescimento de 86% da ?rea de neg?cios em standings, que saltou de 2.658 m? para aproximadamente 5.000 m?, seguido ao aumento do n?mero de standings que aumentou 40% - de 231 em 2006 para 324 em 2007 - al?m do pr?prio n?mero de expositores, que acresceu em 13%, aumentando de 115 para 130.

Programa??o 2007

foto de queijo A abertura do Congresso vai contar com o governador de Minas, A?cio Neves, que tamb?m aproveita a oportunidade para lan?ar o "P?lo de Excel?ncia do Leite" na cidade, em parceria com o C?ndido Tostes. O P?lo de Excel?ncia ? um programa que faz parte do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e vai ser o segundo a ser instalado no estado.

Al?m da programa??o cient?fica variada, os participantes v?o poder participar da 35? Exposi??o de M?quinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Ind?stria laticista (EXPOMAQ), 34? Exposi??o de Produtos L?cteos (EXPOLAC) e o 34? Concurso Nacional de Produtos L?cteos.

foto de produtos l?cteos O concurso, ali?s, encerra o evento, no dia 19, ?s 20h. Este ano, 120 empresas de todo pa?s participam da competi??o, que traz como novidade a categoria gorgonzola na premia??o, al?m da competi??o do melhor queijo minas padr?o, parto, lanche, gouda, provolone, parmes?o, reino, requeij?o cremoso e doce de leite.

Para quem ficou com a boca cheia de ?gua, a novidade ? boa: nos dias 17, 18 e 19 de julho, de 14h ?s 19h, os participantes do congresso contam com uma pra?a de degusta??o com oportunidade de provar de todas as del?cias l?cteas.